26 dezembro 2013

CPP Jardinópolis tem nove fugas na véspera do Natal



Prisão abriga detentos em regime semiaberto e já possui histórico de fugas; um foi recapturado e SAP apura


Inaugurado no dia 18 de setembro, presídio já possui histórico de fugas (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

Notícia atualizada às 18h06

Nove detentos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, na tarde de terça-feira (24), véspera de Natal. Um deles foi recapturado pelos agentes de segurança da prisão.

De acordo com a Secretária de Administração Penitenciária (SAP), os detentos pularam o alambrado que cerca a unidade e fugiram por uma mata próxima.

O local, que abriga detentos em regime semiaberto, já possui histórico de fugas desde que foi inaugurado, em 18 de setembro. (leia mais abaixo)

A SAP informou que foi instaurado procedimento disciplinar e os detentos que fugiram perderão o benefício do regime semiaberto e voltarão ao fechado.

A direção do CPP também abriu uma apuração preliminar para investigar as circunstâncias do fato.

Em nota, a SAP diz que “as unidades e alas penais de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercada por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão.”

Os detentos têm direito a cinco saídas temporárias por ano. Os fugitivos não tiveram a concessão do benefício para o Natal, segundo a SAP.

Fuga inaugural

O primeiro caso de fuga no CPP de Jardinópolis ocorreu pouco mais de um mês da inauguração da unidade, no dia 20 de outubro, quando dois detentos escaparam. No dia seguinte, outros dois passaram pela cerca de proteção e fugiram pelo canavial, nos fundos da prisão. Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/noticias/policia/NOT,2,88,911589,Penitenciaria+de+Jardinopolis+tem+nove+fugas+na+vespera+do+Natal.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.