03 março 2014

VEÍCULOS QUEIMADOS NA REGIÃO DE BAURU NESTA SEGUNDA


13 veículos são incendiados em Bauru e região nesta segunda


Ao todo, 13 veículos foram incendiados na madrugada desta segunda-feira (3), em cinco cidades da região. Seis deles apenas em Promissão (120 quilômetros de Bauru), onde um coquetel molotov foi encontrado queimando em frente à base da Polícia Militar. Três adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, foram apreendidos e um homem de 18 anos, preso.

Interrogados, os adolescentes justificaram os delitos como ato de vandalismo, mas tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar não descartam a possibilidade de o crime ter sido orquestrado por uma facção criminosa. Em Santa Cruz do Rio Pardo (90 quilômetros de Bauru), a caminhonete de um soldado também foi queimada.

Outras três ocorrências idênticas foram registradas em Assis (180 quilômetros de Bauru), uma em Ourinhos (130 quilômetros de Bauru) e mais duas em Bauru, sendo a primeira na quadra 4 da rua Domingos Plete, na região do Altos da Cidade, e a segunda na quadra 1 da rua Natal Fornazari, no Jardim Tangarás.
Douglas Reis

Em Promissão, polícia trabalha com hipótese de vandalismo, mas não descarta atentado

Douglas Reis

Seis veículos foram incendiados em Promissão


Moradores próximos à Domingos Plete, onde o Gol de Ibitinga placas BLV-1606 foi queimado, não acreditam que o caso tenha qualquer relação com o crime organizado. Já o Kadett prata incendiado no Tangarás parecia abandonado, conforme trabalhadores de uma obra próxima. Ele foi guinchado do local.

Diante do volume de casos, segundo a reportagem foi informada, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) alertou o efetivo por meio de seu sistema de comunicação via rádio.

Orientou atenção durante os deslocamentos e abordagens, assim como nos atendimentos procedidos na rua e nas bases comunitárias de segurança. O alerta se estendeu aos policiais em folga. Na oportunidade, citaram o plano frustrado de resgate organizado por uma facção criminosa, que tinha como objetivo tirar Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, além de outros três membros do “partido”, da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP).

Investigação

A PM informou ainda que não havia nenhum indício de que os casos estivessem relacionados ou que pudessem ser compreendidos como retaliação à corporação. No entanto, a advertência foi feita por mais de uma vez. O caso de Promissão, por exemplo, suscita questionamentos, que serão investigados por meio de inquérito instaurado pela Polícia Civil.

Foram queimados dois ônibus, um micro-ônibus, a cabine de dois caminhões e um Vectra. Alguns dos veículos estão em bairros próximos. Outros, porém, um pouco mais distantes.

Para incendiá-los, provavelmente, um ou mais grupos estiveram nos locais motorizados. Mas, pelo menos até o fechamento desta edição, nenhum veículo suspeito foi relacionado ou apreendido oficialmente. Testemunhas relataram ter visto suspeitos de bicicleta.

A partir de diligências, a Polícia Militar chegou a dois adolescentes – um com 13 anos e passagem pela Fundação Casa e outro com 14 anos. Por estarem em atitude suspeita e exalarem forte odor de combustível, ambos foram apreendidos. Além de admitirem o delito, envolveram outras duas pessoas.

Um adolescente de 16 anos, em cuja casa foi apreendida uma garrafa pet onde o combustível foi armazenado, e Luís Carlos Renovato da Silva Júnior, 18 anos. O rapaz maior de idade negou participação e disse que passou a noite em casa, dormindo. O flagrante foi registrado como ato infracional, incêndio, organização criminosa e porte de entorpecente. O adolescente de 13 anos foi surpreendido com quatro pinos de cocaína.

Coquetel molotov na base da polícia

Um coquetel molotov foi encontrado queimando em frente à base da PM, em Promissão. Montado com combustível dentro de uma garrafa de cerveja, apenas queimou a guia da avenida Rio Grande, no Centro.

A suspeita é que o artefato não tenha sido arremessado para dentro do prédio – que estava fechado e cujas grades são baixas – porque existe uma câmera de monitoramento instalada em frente.

Se ela foi realmente capaz de inibir a ação, também poupou várias viaturas policiais estacionadas na garagem. A primeira ocorrência registrada na cidade, porém, aconteceu na rua das Acácias, no Jardim Bom Viver. Por volta da meia-noite de ontem, vizinhos perceberam o incêndio em um caminhão parado ao lado da caixa d’água do município.

“Sou motorista há 30 anos e não tenho tempo para ter inimigos na cidade”, comenta o motorista, que não terá nome nem imagem divulgados por questões de segurança, assim como outros entrevistados.

O segundo caso que chegou ao conhecimento da polícia foi o da rua Francisco Gimenes, no Jardim Morumbi, onde um ônibus que seria reparado por uma oficina mecânica próxima foi queimado.

“Quando ligamos para o Corpo de Bombeiros, nos disseram que iriam demorar porque existiam outros três casos”, comenta uma moradora vizinha à praça Moacir Barreira, onde outro ônibus utilizado para transportar funcionários de uma usina foi incendiado. “Ficamos com muito medo de sair de casa e nos deparar com algum criminoso”, conta a mulher.

De acordo com ela, além do Corpo de Bombeiros, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Promissão e o caminhão-pipa de uma usina da cidade ajudaram a debelar os incêndios, analisados por peritos. link: http://www.jcnet.com.br/Bairros/2014/03/8-veiculos-sao-incendiados-em-bauru-e-regiao-nesta-segunda.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.