11 abril 2014

Penitenciária de Mirandópolis passará a ter celas automatizadas





Valdivo Pereira/Folha da Região - Arquivo

A Penitenciária Nestor Canoa, de Mirandópolis, terá todas as celas automatizadas até o mês que vem


A Penitenciária Nestor Canoa, de Mirandópolis, terá as celas automatizadas até o mês que vem, evitando o contato direto de agentes com os presos. O mesmo sistema será implantado na unidade de Valparaíso, mas a previsão é que o processo seja concluído em dezembro. Em todo oEstado, cinco presídios já contam com o equipamento. De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), a automação funciona a partir da instalação de braços e ferrolhos mecânicos nas portas das celas já existentes.

Esses mecanismos são conectados a motores acionados por painel de comando. Os ferrolhos e fechaduras não são removidos, portanto a automação reforça ainda mais a segurança das portas das celas. Conforme a secretaria, a automação evita o contato físico dos agentes com os presos, durante a soltura para recreação ou após esse período, minimizando consideravelmente a possibilidade de agressão ou produção de reféns. As primeiras unidades prisionais foram automatizadas mediante compra de materiais, sem contratação de empresa especializada.

No entanto, para automatizar mais de uma unidade simultaneamente, em alguns casos são realizados contratos de terceirização. As unidades de Mirandópolis e Valparaíso serão automatizadas por meio do sistema de compra de materiais. Essas duas penitenciárias possuem mais de 2,6 mil detentos, sendo que a capacidade delas seria 2.117. Somando as duas unidades, a superlotação ultrapassa os 23%. Ainda de acordo com a SAP, para este ano, a automatização das celas está programada para ser implantada também nas unidades de Pacaembu, Tupi Paulista e Martinópolis, na região de Presidente Prudente. http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=327031

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.