23 junho 2014

Diretores da P2 são afastados por suspeita de violência contra presos, G1

Presos da unidade, em Potim (SP), relatam terem sido vítimas de agressão.
Exames de corpo de delito atestaram lesões; SAP não comenta decisão.


Depoimento dos presos foi colhido na VEC.
(Foto: Luara Leimig)

  A juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Taubaté, Sueli Zeraik Armani, afastou quatro diretores da Penitenciária 2 de Potim (SP) por suspeita de prática de violência contra os presos da unidade. O ato teria sido praticado depois que um drone, um tipo de mini-helicóptero, lançou uma caixa para os detentos no dia 17 de maio.

  Exames de corpo de delito feitos nos internos após uma revista do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) apontaram que 111 presos apresentaram algum tipo de lesão. Os funcionários afastados são o diretor-geral da penitenciária, o diretor de segurança e disciplina e diretores dos núcleos de segurança e disciplina.


  A decisão foi divulgada na última quarta-feira (18) e, segundo a investigação que resultou no afastamento dos diretores, todos os presos ouvidos na VEC relataram unanimente que foram obrigados a permanecer por cerca de 7 horas no pátio, em formação com as mãos na nuca e sem se mexer. Segundo os depoimentos, os presos apanharam dos agentes do GIR. "E toda essa tortura - física e psicológica - fora chancelada, quando não instigada pelos diretores presentes", considerou a juíza, com base nos relatos.

  Após o afastamento dos diretores, assumiu a unidade, nesta segunda-feira (23), o diretor da Penitenciária 1 de Potim, Gustavo Testa. Os quatro diretores permanecerão suspensos até o fim da investigação do caso.

Outro lado
  A Secretaria da Administração Penitenciária foi procurada e informou, por meio de nota, que não se pronuncia sobre a decisão judicial.

2 comentários:

  1. Injustiça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. judiação dos pobres meninos! kkk

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.