03 julho 2014

Após tumulto, detentos fogem de penitenciária em Jardinópolis, SP, G1


Após tumulto, detentos fogem de penitenciária em Jardinópolis, SP
Internos renderam funcionários e quatro fugiram, mas um foi recapturado.
Unidade registrou 20 fugas desde que foi inaugurada, em setembro de 2013.


Do G1 Ribeirão e Franca


Policiais militares se posicionaram na entrada do CPP para evitar novas fugas (Foto: César Tadeu/ EPTV)

Quatro presos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em Jardinópolis (SP) após um tumulto dentro da unidade na noite desta quarta-feira (3). Segundo a Polícia Civil, os detentos se rebelaram por volta de 18h e chegaram a render alguns funcionários. Nesse momento, alguns deles aproveitaram a situação para fugir. A PM foi chamada e auxiliou nas buscas pelos suspeitos.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que um dos fugitivos foi recapturado durante ronda externa e perderá o benefício de regime semiaberto, assim como os outros três, quando forem encontrados.


Policiais militares foram acionados e viaturas ficaram posicionadas próximo ao portão de entrada, mas do lado externo, para evitar que outros internos conseguissem sair. Viaturas também realizaram buscas ao redor do CPP, localizado na Rodovia Cândido Portinari (SP-334), no distrito de Jurucê. Os agentes controlaram o tumulto no fim da noite.

Inaugurado em setembro do ano passado, o CPP em Jardinópolis já registrou pelo menos 20 fugas. A maior delas ocorreu na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro, quando oito presos pularam o muro e fugiram pelo canavial. A unidade tem capacidade para 1.048 internos em regime semiaberto e não possui vigilância armada. Em nota, a SAP alega que "a permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.