06 fevereiro 2015

Penitenciária de Junqueirópolis terá visitas suspensas, segundo G1



Após rebelião, visitas em presídio de Junqueirópolis são suspensas

Mudança se manterá até conserto de sistema de fechamento das celas.
Conforme SAP, detentos que tentaram fugir devem ir para o RDD.


Polícia Militar negocia com detentos de
Junqueirópolis (Foto: Jornal Regional/Cedida)

  A Secretária de Administração Penitenciária (SAP) suspendeu temporariamente a entrada de visitantes na Penitenciária de Junqueirópolis por conta da tentativa de fuga e posterior rebelião na unidade no dia 29 de janeiro. Segundo a pasta informou por meio de nota nesta sexta-feira (6), a proibição foi necessária pois o sistema de fechamento de algumas celas foram danificados.

  A unidade já realiza o conserto dos problemas. Conforme a secretaria, a suspensão “visa garantir a segurança dos visitantes e internos.

  Os detentos que participaram da tentativa de fuga foram transferidos e a Secretaria vai solicitar suas remoções para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). “A direção ainda apura responsabilidades para aplicar a devida punição aos responsáveis”, esclarece, ainda em nota.


  A rebelião teve início por volta das 9h30 do dia 29 e foi contida antes das 11h. Ao todo, 400 detentos estavam envolvidos na ação. Conforme a PM, os presos chegaram até o piso mais alto da unidade com os dois agentes penitenciários que foram mantidos reféns. Após negociação, os envolvidos optaram pelo fim do motim e a liberação dos servidores sem ferimentos.

  Todos os sentenciados foram reconduzidos às celas. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de Lucélia foi para o local e realizou uma revista pela unidade, de acordo com a polícia.

  A unidade funciona em regime fechado e, de acordo com a última atualização da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) feita na segunda-feira, a população é de 1.913 detentos, entretanto, tem capacidade para 873 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.