05 maio 2015

CDP de Itapecerica da Serra implanta técnicas de economia



Unidade onde passei 08 anos na radial e tive o prazer ver projetos voltados aos servidores serem realizados. Tenho como exemplo a união dentro do grupo e a gestão afim de fazer com que esses projetos saíssem do papel, e vi uma verdadeira CIPA atuante , com "voz ativa" e ideias voltadas ao grupo. Ao longo dos anos tivemos a conclusão de uma "rota de fuga", automatização, academia para os servidores, espaço de lazer com campo de futebol e área de lazer que estava sendo concluído, entre mais. Lugar onde tanto faz que seja do administrativo, AEVP , Operacional, e Radial somos uma equipe só, com o espírito de reciprocidade e companheirismo.


Isso é o fruto do trabalho de cada servidor penitenciário da unidade e tenho orgulho de ter feito parte dessa equipe, prova de que é possível ao menos dentro do nosso ambiente de trabalho tentar melhorar essa profissão tão arriscada e insalubre. Cada feito realizado conta efetivamente com a participação de todos, e fica um exemplo que tudo é possível. "Claro que temos problemas, mas o que fazer com eles é a diferença."




Um Grande abraço aos amigos e amigas de Itapecerica da Serra, Marcelo Augusto (boca)



//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Matéria da SAP:


CDP de Itapecerica da Serra implanta técnicas de economia


Programa Melhoria do Gasto Público serviu como base




Com o objetivo de implantar a economia na unidade, o Centro de Detenção Provisória (CDP) ASP Nilton Celestino de Itapecerica da Serra vem colocando em prática os projetos internos de reaproveitamento de água e energia elétrica, a partir da inserção do Programa Melhoria do Gasto Público do Estado de São Paulo, iniciado em 2012.


O programa estadual serviu como base para a Comissão Interna de Acidentes Pessoais (Cipa) praticar as seguintes ações:


- Conscientização de funcionários e detentos sobre o uso racional de água e energia elétrica.


- Adequação no sistema elétrico no setor de Regime de Cela Disciplinar (RCD)/inclusão;


- Substituição de 105 lâmpadas incandescentes de 60W por lâmpadas compactas fluorescentes de 14W;


- Substituição de 45 lâmpadas mistas de 250W por lâmpadas fluorescentes de 59W;


- Intensificação dos reparos voltados a corrigir os vazamentos de água por meio de força tarefa, envolvendo os setores de manutenção, almoxarifado e finanças;


- Substituição de 104 lâmpadas fluorescentes de 32W por 21 lâmpadas fluorescente compacta de 59W;


- Troca de 25 torneiras convencionais pelas de desligamento automático;


- Aditamento de contrato com a AES Eletropaulo, que entrou em vigor em dezembro de 2012 e garantiu a economia em 2013 de R$ 25.966,08.


   A ideia do projeto de captação de água foi feita pela Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro). Entretanto, para adequar a realidade do presídio, o projeto foi modificado para atender a demanda e especificações estruturais da unidade.
   A meta do CDP é reservar 100 mil litros de água vindos do aproveitamento da chuva, que será utilizada pelos pavilhões habitacionais e prédio administrativo. No total, a unidade consegue armazenar 15 mil litros, 10 mil no pavilhão I e 5 mil que atendem o pavilhão de Medida Preventiva e de Segurança Pessoal (MPSP) e enfermaria.
Segundo o diretor técnico Claudinei Teixeira de Souza, o objetivo de chegar aos 100 mil litros deve ser alcançado dentro de seis meses.
  O sistema implantado consiste na captação de água da chuva coletada para a superfície do teto da unidade prisional, direcionando-a ao reservatório de armazenamento. A mesma água é disponibilizada por meio de tubulação ao pavilhão habitacional para ser utilizada na limpeza do pátio, descarga e lavagem de roupas.
   O investimento para captação e reserva de 10 mil litros é de aproximadamente R$ 4.200.00, preço atribuído apenas ao material, pois a mão de obra foi feita por presos e servidores da unidade prisional.
   Quanto ao projeto de energia elétrica, criado internamente, é trabalhado desde 2012 e busca economia e eficiência sem desperdício.
               Ele começou com a conscientização dos servidores e depois ocorreu as trocas de 340 lâmpadas mistas ou incandescentes por 196 compactas econômicas. São 144 lâmpadas a menos e ainda eliminaram custo com a troca de reatores,
       O corredor administrativo é um exemplo. Inicialmente possuía 28 lâmpadas de 32W e reatores que foram substituídos por cinco compactas de 58W, trocadas recentemente pelas de 30W, o que gerou maior economia sem perda da qualidade de luminosidade.
         Outros projetos que visam a economia já foram desenvolvidos no CDP, inclusive alguns deles concorreram ao prêmio Mario Covas como o “Fazer mais com Menos”; o “Retomando o Caminho” e o “Coleta Seletiva”.


Na 10º edição do prêmio, em 2013/14, o “Projeto Coletando o Bem”, composto por trabalho de reciclagem feito pelos reeducandos da unidade ganhou premiação por menção honrosa.


“Os projetos elaborados por esta unidade prisional têm a participação direta dos servidores, em especial, os responsáveis pela manutenção, pela Cipa e pelo Agente Valdenildo Pinto da Silva, que nos representa como Guardião da Economia junto à SAP”, comenta Souza.
               

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Sala CIPA é instalada em unidade prisional


Inauguração do serviço em Itapecerica da Serra dá novas esperanças para unidade





Detentos assistem a palestra em inauguração


Com tantos projetos a serem colocados em práticas pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) através das unidades prisionais, no interior e na capital, há ideias desenvolvidas que projetam, não só o bem-estar e o crescimento intelectual dos presos, como também as campanhas e programas que visam a segurança deles e dos servidores. Pois é o que acontece no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra, que inaugurou no último dia 10/07 a Sala da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).


A inauguração ocorreu durante a atividade que a unidade propôs de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” para os detentos, ministrado pelas funcionárias do núcleo regional de saúde da coremetro, Lara Soares e Luzinete Souza.


A palestra visou a garantia de segurança na alimentação e refeições do CDP, além de outros cuidados como higienização, instalação de equipamentos móveis, utensílios e desinfecção, limpeza da área e manipulação dos alimentos no dia a dia dos presos. Além disso, houve debate entre os palestrantes e os participantes, que trocaram experiências sobre o cotidiano da vida carcerária.


A implantação de uma sala exclusiva para a CIPA era um sonho antigo da direção da unidade, não só pela importância dos profissionais do setor, mas também pela ótima representatividade que eles cedem aos reeducandos e servidores, e o CDP não mediu esforços para encontrar um lugar adequado para instalar o setor. O espaço foi equipado com 15 cadeiras, mesa, computador e um monitor de 29 polegadas, para que tudo possa ocorrer como planejado em relação à futuras atividades e reuniões mensais da CIPA.


O diretor técnico, Claudinei Teixeira de Souza prevê que este serviço ajudará muito o CDP e reforçou que ajustes serão feitos. “A direção desta unidade prisional vem buscando o aprimoramento e a melhor qualidade de saúde no trabalho e na troca de experiências com os profissionais de outras áreas, além de enriquecer o conhecimento e apontar novos horizontes a serem seguidos.” Finaliza.




CDP “ASP Nilton Celestino” inaugura academia para servidores


Visando propagar a atividade física, unidade cria ambiente com sala de musculação e ginástica





A inauguração contou com a presença de alguns funcionários


Foi inaugurada no dia 31/01 a Academia Vida e Saúde no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra. A ideia nasceu dentro do projeto União Que Constrói, desenvolvido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa).


A academia tem sala de musculação e ginástica e pode ser utilizada por qualquer servidor da unidade. A intenção é promover a prática da atividade física, vida saudável e relaxamento, ajudando assim a melhorar a qualidade do trabalho e do dia a dia do funcionário.


Com horário de funcionamento das 5h às 22h o projeto abrange os quatro turnos do CDP, possibilitando a participação e interação de todos. O espaço cedido para a criação da área foi totalmente reformado para receber a academia.


Para realizar os exercícios, os interessados devem abrir uma ficha com o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) graduado em educação física, João Artelli, que elaborará um treinamento específico para cada pessoa. O ASP também colaborou na montagem das salas, dando orientações e cedendo alguns aparelhos que possuía.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Concurso do Governo do Estado premia CDP de Itapecerica da Serra
O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra recebeu no último dia 30 de junho Menção Honrosa na décima edição do Prêmio Mário Covas. O CDP concorreu na categoria “Inovação em Gestão Estadual” com o projeto “Coletando o Bem”.

Fruto de uma parceria entre a unidade, a cooperativa de recicladores locais CRIS e a Prefeitura Itapecerica da Serra o projeto existe há cerca de dois anos. Os próprios detentos realizam a limpeza e triagem do lixo (material orgânico e inorgânico) que posteriormente é reciclado pela Cooperativa. A iniciativa gera remição de pena aos dez participantes que trabalham no projeto.

Realizado na Sala São Paulo do Centro Cultural Júlio Prestes o concurso reuniu este ano 266 projetos inscritos, destes, 60 concorreram na etapa final em cinco categorias: “Inovação em Gestão Municipal”; “Inovação em Gestão Estadual”; “Cidadania em Rede”; “Melhoria do Gasto Público” e “Governo Aberto”.

Disputaram na categoria Inovação em Gestão Estadual 152 projetos sendo selecionados 26 finalistas. Seis foram os vencedores e quatro receberam menção honrosa, entre eles o projeto itapecericano.

Como explica o diretor do CDP Claudinei Teixeira de Souza, “a menção honrosa no prêmio Mário Covas obteve uma ótima repercussão junto aos funcionários, que mostraram-se motivados e empolgados com o resultado alcançado pelo reconhecimento de seus esforços”. Souza ressalta ainda que eles “se viram como pilar dos serviços da unidade, sentindo que com seus esforços é possível fazer mais do que exige suas atribuições, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais agradável e cooperativo”.

O Prêmio Mario Covas é uma realização do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública, e tem por objetivo divulgar as inovações implementadas pelo setor público em contribuição à melhoria dos serviços.

13 comentários:

  1. O Marcelão como vai irmão quanto tempo não o vejo, apesar de estar longe de Itapecerica ajudei plantar muita grama no campinho de futebol nosso um dia podemos voltar a jogar bola la. Mas so de passagem e volto kkkkkkkk Família Cdise

    ResponderExcluir
  2. Academia? ta falando serio ? rapaz o negocio e diferenciado aqui a cipa e so no papel e nem papel consegue pro ASP. infelizmente nem todo lugar e assim enquanto isso temos que sofrer gestores despreparados

    ResponderExcluir
  3. Que belo trabalho realizado pelos funcionários deste CDP, parabéns a todos os funcionários e administração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato! Dentro das unidades prisionais existe centenas de servidores com ideias e capacitados para realizar e concluir projetos. Mas vejo que em alguns lugares barreiras são criadas, e o grupo acaba criando divisões, o que é prejudicial e um verdadeiro retrocesso. Novos modelos devem ser geridos e copiados afim de melhorar nosso ambiente de trabalho.

      Excluir
  4. parabéns pelo belo trabalho realizado pelos funcionários e administração.

    ResponderExcluir
  5. Augusto e bom quando trabalhamos em um lugar que nos sentimos parte de algo e contam com a gente e sei como isso faz bem pra nos mesmos. Admiro como e parcial e tem a trazer ideias pra melhorar as coisas mas ainda e um longo caminho com muita armadilhas e acompanho seu blog e algumas de suas postagens e compartilho a vontade de renovação para melhorar e trazer um lugar melhor para se trabalhar.

    ResponderExcluir
  6. SEM UNIAO NADA E POSSIVEL! E O PRIMEIRO PASSO PRA UMA LONGA CAMINHADA, MAS TEM QUE TER UMA ADMINISTRAÇÃO QUE ESCUTE O CORPO FUNCIONAL SENAO IDEIAS SÃO BOICOTADAS E NA SAP TEM MUITAS PESSOAS PARA SOMAR MAS INFELIZMENTE O MEDO LEVA A CALA-LAS. FICA A DICA . FICA UM EXEMPLO. OLHA AI LORIVARRRRRRR

    ResponderExcluir
  7. Marcelo o negocio e tao unido que a ultima vez que sindicato pisou aqui saem voado aqui estamos unidos pra enfrentar nosso problemas e areia deles não cola aqui. Valeu truta em trabalhar com VC zica!

    ResponderExcluir
  8. união sempre esse.e o caminho

    ResponderExcluir
  9. NOS SO SABEMOS COMO E BOM QUANDO VAMOS EMBORA OHH LUGAR!!!!! MAS PELO MENOS TO PERTO DE CASA VALEU PELO APRENDIZADO

    ResponderExcluir
  10. Ai o negocio anda deveriam ensinar os demais gestores como e que se faz, se produz se cria formas de melhorar a gestão.

    ResponderExcluir
  11. Sem duvida uma unidade diferenciada, sinônimo de união, amizade, disciplina e trabalho grandes homens, grande gestores e sem duvida uma grande equipe. Quando conhecemos o mundo aqui fora é que fica muito evidente a diferença, mais sem duvida partimos com a visão da melhora e com o dever de semear e multiplicar as melhorias ai vivenciadas no sistema. Um grande abraço aos eternos irmãos Itapecericanos espalhados por todo o sistema. CLAYTON

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.