02 junho 2015

Durante revista, túnel é localizado em cela de presídio de Junqueirópolis, segundo G1 e Ifronteira





SAP confirmou presença de túnel (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Agentes de segurança penitenciária (ASPs) que atuam no presídio de Junqueirópolis encontraram um túnel de aproximadamente 12 metros de comprimento entre uma cela e o muro externo da unidade prisional. Ninguém conseguiu fugir.

Segundo informações apuradas pelo iFronteira, os agentes já vinham desconfiando de barulhos vindos da cela 74 do raio 3, que tem capacidade para seis presos, mas estava com lotação de 14 sentenciados. Os servidores também desconfiaram do comportamento dos condenados.

Na manhã desta terça-feira (2), por volta das 7h30, os agentes resolveram fazer uma vistoria na cela, onde o buraco foi encontrado. Segundo informações apuradas pelo iFronteira, o túnel estava com aproximadamente 12 metros de comprimento e 50 centímetros de diâmetro e já atingia a base do muro que cerca o presídio, porém, os sentenciados ainda não haviam cavado por baixo da base da muralha.

Ainda conforme informações apuradas pelo iFronteira, todos os presos que estavam na cela foram transferidos para a Penitenciária 1 de Presidente Venceslau, considerada no meio prisional como “castigo” para quem não segue as normas do sistema.

Conforme informações apuradas pelo iFronteira, o pavilhão 3, onde a cela se encontra, foi “trancado”, termo utilizado para indicar que os presos não poderão sair de suas celas temporariamente.

Ainda segundo informações apuradas pelo iFronteira, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) - considerado uma espécie de "tropa de elite" da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) - será acionado para uma vistoria minuciosa no pavilhão.

“Noel”

De acordo com informações repassadas ao iFronteira, toda a terra retirada do túnel estava sendo colocada e compactada dentro de roupas, que estavam sendo utilizadas como sacos - prática conhecida no meio prisional como “Noel”. A unidade abriga presos com até 30 anos de pena privativa de liberdade.

No dia 29 de janeiro de 2015, cerca de 400 detentos se rebelaram na unidade e dois agentes foram feitos reféns, após uma fuga frustrada.

Dados atualizados pela Secretaria da Administração Penitenciária no dia 28 maio apontam que a unidade de Junqueirópolis tem capacidade para 873 detentos, mas abrigava 1.814.

Outro lado

O iFronteira entrou em contato com a SAP e solicitou um posicionamento oficial do órgão sobre o assunto. Por meio de nota, foi confirmado que durante o procedimento de revista na Penitenciária de Junqueirópolis, foi localizado um túnel no piso de uma das celas do pavilhão III da unidade.

"Os raios da unidade encontram-se trancados para dar continuidade ao procedimento de revista e os presos da cela onde foi localizado o túnel foram transferidos para o pavilhão disciplinar. A unidade está funcionando normalmente, dentro do padrão de rotina e segurança da SAP", pontuou a pasta.

Ainda conforme a SAP, as autoridades já foram avisadas e foi solicitada a "remoção dos presos envolvidos no caso para Penitenciária I de Presidente Venceslau". "Foi instaurado Procedimento Apuratório Preliminar e Disciplinar em desfavor dos detentos suspeitos de cometer o delitos", finalizou o órgão.



Fonte: G1 e Ifronteira

5 comentários:

  1. O tunel tinha 12 metros de cumprimento mas ainda falata uma cota pra acabar

    ResponderExcluir
  2. Sempre tentando a sorte mas nao foi dessa vez agora e tranca nelesl

    ResponderExcluir
  3. Vergonha!!!
    12 metros cavados é terra pra encrenca!
    Tá largado!
    Ninguem entra na cela!

    ResponderExcluir
  4. 12 metros!!! Haja NOEL ,serão dias tirando noel de dentro do raio !!KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Como Agentes Penitenciários conhecemos a realidade do Sistema Prisional, os problemas enfrentados diariamente e os riscos que sofremos na execução das funções. Ja vi muitos tuneis confeccionados dentro das unidades prisionais e alguns deles em questão de semanas, contamos com celas super lotadas o que favorece a mão de obra empregada para essa finalidade. Opinar sem reconhecer os detalhes do processo é incerto, alias somos nos que conhecemos o verdadeiro sistema prisional alem das muralhas.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.