15 outubro 2015

Governo de SP impõe sigilo de 100 anos em documentos sobre presídios




Resolução impedia divulgação de dados sobre movimentação carcerária.
Governador Geraldo Alckmin diz que vai revogar sigilos em documentos.



http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/10/governo-de-sp-impoe-sigilo-de-100-anos-em-documentos-sobre-presidios.html

Depois do sigilo de documentos sobre o Metrô, a Sabesp e a Polícia Militar, o governo de São Paulo determinou sigilo de até 100 anos de documentos da administração penitenciária, segundo informações do SPTV.

No dia 3 de setembro, o “Diário Oficial do Estado” publicou uma resolução que reestrutura a comissão de avaliação de documentos de arquivo da Secretaria de Administração Penitenciária. A resolução traz a “tabela de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais” e informa como tempo de sigilo de até 100 anos.


É o caso do sistema de controle de movimentação carcerária, nas ações da secretaria contra facções criminosas e no processo de internação e desinternação do regime disciplinar diferenciado (RDD). Também estão nessa categoria as informações pessoais sobre o secretário e demais funcionários da pasta.

Outras informações têm sigilo de 15 anos e de cinco anos, como o livro de registros de ligações telefônicas. No total, são mais de 80 documentos sob sigilo.

Órgãos de fiscalização começaram a se posicionar depois da revelação de que órgãos do governo mantêm sob sigilo diversos documentos. O Tribunal de Contas do Estado pediu esclarecimentos à Secretaria de Transportes Metropolitanos na Semana passada sobre o sigilo em documentos de obras do Metrô, além da CPTM e EMTU.


(....) 
Fonte G1

3 comentários:

  1. Só uma pergunta, o que o C.I.M.I.C. e a V. Independência tem a ver com a SABESP e seus sigilos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi nada onde ta falando disso? Leu certinho?

      Excluir
  2. Boa noite, não encontrei no texto citação sobre o cimic ou vila independência, já sobre a SABESP cita o processo que ocorreu nesses órgãos no sigilo doa documentos, lei da transparência pública. Qualquer duvida tem o link do G1 com a matéria na íntegra, estou a disposição.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.