02 junho 2016

SIFUSPESP obtém adicional noturno para ASP


http://www.sifuspesp.org.br/index.php/materia-1/3741-sifuspesp-obtem-adicional-noturno-para-asp.html

j5mk61qg6 46kyvr3416 file

O Departamento Jurídico do SIFUSPESP, através de seu Coordenador Dr. Fabrício de Carvalho, conseguiu uma vitória expressiva para um associado: o reconhecimento do direito de o servidor receber o adicional noturno. A decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo(TJ-SP) pode abrir um precedente favorável ao conjunto dos funcionários do sistema prisional.

Em recente julgamento, ao analisar o recurso apresentado pelo Departamento Jurídico do SIFUSPESP, o TJ-SP entendeu que “o adicional visa compensar a saúde física e mental do trabalhador em face da penosidade da prestação de serviço noturno, no qual o trabalhador despende maior esforço do que aquele que cumpre jornada no período diurno. O Regime Especial por Trabalho Policial(RETP), por sua vez, é concedido a todos os policiais indistintamente, inclusive aos que laboram em jornada diurna”, informa a decisão.

Diante disso, os desembargadores que deram o parecer favorável ao caso reconheceram o direito de o associado receber o adicional por trabalho noturno, determinando à secretaria Estadual da Fazenda que realize o apostilamento, a incorporação do adicional ao salário para todos os efeitos legais e ainda o pagamento retroativo dos últimos cinco anos do benefício, devidamente corrigido e acrescido de juros de mora.

Entenda o caso

Em 2014 foi ajuizada pelo SIFUSPESP ação buscando o reconhecimento do direito de o associado em receber o adicional noturno com base nos artigos 7º, IX, e 39, §3º, da Constituição Federal c.c. art. 3º, da Lei Complementar nº 506/87.

Na ocasião, o Departamento Jurídico do SIFUSPESP havia defendido que o RETP é gratificação de caráter genérico, coletivo, destinada a favor de todos os servidores públicos policiais ou que desempenhem funções de natureza policial, enquanto que o adicional noturno é concedido somente àqueles servidores que modificam o ritmo de suas vidas, trocando o dia pela noite, para trabalhar em jornada noturna.

Essa ação foi julgada improcedente pelo Juiz da Vara da Fazenda de Araraquara, o que motivou o recurso para o TJ.

Ao analisarem o caso na 2ª instância, os desembargadores entenderam que aqueles que trabalham no período noturno em nada se diferenciam àqueles que trabalham no período diurno com relação ao recebimento de salários. Resumidamente, há uma nítida desigualdade.

Na visão do TJ, a situação demonstra trabalhos desiguais, enquanto o recebimento das verbas se mostra idêntico, o que fere o princípio da igualdade e isonomia. Ademais, a Constituição Federal determina que deve haver pagamento de adicional noturno aos funcionários que trabalham a noite.

Assim se manifestou o relator: “São duas situações distintas. Funcionários que trabalham durante o dia e recebem o adicional RETP e os que trabalham durante a noite e o recebem na mesma proporção. Onde está a igualdade?”

E complementa: “O adicional visa compensar a higidez física e mental do trabalhador em face da penosidade da prestação de servido noturno. Nele o trabalhador
despende maior esforço do que aquele que cumpre jornada no período diurno. Ainda que exista a gratificação RETP, esta é de caráter genérico, concedida a todos os policiais, inclusive na mesma proporção àqueles que trabalham durante o dia”.

“Assim não vinga o fundamento de que o pagamento do adicional de RETP supre a necessidade do pagamento do adicional noturno”, finaliza o parecer.

10 comentários:

  1. abrange todos ou ação individual?

    ResponderExcluir
  2. Individual nao esta em transito julgado categoria 8 mil filiados conquista infima para departamento juridico grande. Sindcop vem se destacando ganhando moral com a classe pelas ações coletivas dia a dia. pedi pra entrar com ação pq tenho sindicancia nao posso fazer dejep nem vi a cor,

    ResponderExcluir
  3. CONQUISTA VALIDA AO MEU VER O QUE VIR E SEMPRE BOM

    ResponderExcluir
  4. Em 2012 um funcionario ja ganhava adicional noturno em Itapecerica da Serra entao meus caros. Novidade nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. KKKK AQUI RECEBEM MAIS DE 8 ANOS DIVULGAM AÇÃO Q NEM TA TRANSITO JULGADO

    ResponderExcluir
  6. boa noite;eu , paulo dos santos. como funcionario do sistema ha 31 anos;eu posso falar com conhecimento de causa; quem trabalha no sistema a noite ,geralmente é por que é muito mais facil e seguro trabalhar a noite ,já que os presos estão trancados,então isso é considerado um previlegio,sem contar que se voce mandar eles para o dia eles não querem por causa do perigo de trabalhar de dia .por isso quem devaria receber mais é justamente quem trabalha durante o dia ,pois a noite é um previlegio para quem quer fazer bicos .se não estiver bom a noite passe para o dia .quero ver se tem algum louco pra fazer isso .e tenho dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR ISSO QUE NOSSA CLASSE É MUITO FRACA, SEMPRE ESTAMOS PREOCUPADOS EM ESTARMOS UNS CONTRA OS OUTROS, SEMPRE CRITICANDO O COLEGA DE OUTRO PLANTÃO, SOMENTE NÓS E O NOSSO PLANTÃO É O MELHOR E SABE DE TUDO, "SEMPRE PAGANDO PARA O OUTRO", "PIOLHÃO NÉ". POBRES DE CARATER E ESPIRITO, NÃO SABEM QUE UM PLANTÃO É A CONTINUAÇÃO DE OUTRO E QUE TODOS SÃO IMPORTANTE PARA QUE A UNIDADE FUNCIONE.

      Excluir
    2. 31 anos? Com certeza é desses q nunca colocou um preso no castigo...trabalha de dia e se acha o Asp...meu amigo fique sabendo q a noite não é para qualquer um e vc com certeza nunca formaria...não somos melhores q ninguém...mas as tentativas de fugas normalmente são a noite...e para seu conhecimento derrubamos todas...sem contar q 50% dos celulares q caem nas blitz são os agentes noturnos q derrubam...qtos vc já achou? com certeza nenhum...deve fazer vista grossa pra tentar tirar as 12 horinhas e ir pra casa...acorda seu comedia...aqui todo mundo é asp...e se plantão noturno não trabalhar direito vc de dia tbem não vai...fica a dica seu vacilão!

      Excluir
  7. trabalhar a noit não é tão seguro . pois n semiabert as galerias são liberadas e trancadas apos as 20hs.Eu ja fui feito refem com espada no pescoço,pois a noite tem contagemm e entramos sozinhos no pavilhão

    ResponderExcluir
  8. amigos, durante a noite existe a possibilidade de tirar uma soneca quando o sono aperta?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.