27 julho 2016

"Sindicalista pelego" como saber quem são ?


          



          Que silêncio é esse ? Confesso que fico com a pulga atras da orelha, quando mais precisamos de uma voz nos guiando  impera o silêncio que, não deixa claro, os rumos que devemos seguir,quando nem sequer começamos a caminhar. 

          Desmoralizar o sindicato é enfraquecer a categoria,você mesmo, mas o que fazer quando ele é fraco por natureza ? Se existe uma fraqueza mórbida é preciso tratá-la, como se fosse uma doença, usando antibióticos para eliminar o que adoece e enfraquece, eliminando os parasitas. A natureza referida é fruto comodismo, conchavos e incompetência.

          Tudo é  pelego ? Óbvio que não,  separe o joio do trigo, existe muitas pessoas boas, o bons não podem pagar pelos maus,  não julgue  , primeiro entenda o que é  pelego, o termo  surgiu na época de Vargas para definir o sindicato atrelado ao Estado "sindicalismo marrom", popularmente amigo do patrão.
  
         Como  saber quem é pelego ?  Se acompanhar  logo terá discernimento e poderá defini-lo,  acompanhe suas ações, ou ausência delas,  se vão de encontro ao interesse do proletariado mesmo  contrapondo a do patronato. Um exemplo "fictício ", para clarear,  observe quando um Deputado enviar um projeto pedindo concurso interno para comando[enquadrados nos critérios  terão direitos iguais de concorrer] e o sindicato inerte abafar o projeto, ao invés   deve descobrir se é interesse comum ,  do trabalhador, divulgando o projeto, apoiando o Deputado e coletando assinaturas.  Ou, quando gastam suas energias para desmobilizar um ao outro, mas se unem para  abandonar o trabalhador.      Então, esse tem grandes chances de ser um , há não ser que tenha uma cadeira garantida no futuro. 



        Mas, não passa de uma visão subjetiva, calejada de tanto ver sua classe definhar, é um reflexo de outros fatores que abordarei em outro momento. Conhecer as falhas não é vergonha, não admiti-la sim. 

       Ter um sindicato que não corre atras dos interesses da categoria, postergando ações e ganhando tempo, é a mesma coisa de ter um táxi que não faz corridas, o carteiro que não entrega correspondência. Aos sindicatos que querem lutar , será uma árdua missão que só fortes sentirão o sabor de suas glórias. Um categoria forte precisa de um sindicato forte, ele é a ferramenta das conquistas do trabalhador, quando fraco, o patrão massacra o trabalhador.

       
       Amo o que faço, jamais neguei isso nem em pensamentos. Quando se ama aquilo que faz,  luta por dias mais justos e dignos. Não me diga que somos desunidos, não acredito, creio em uma desorganização e desmobilização proposital, um dia , romperemos essas barreiras. 








7 comentários:

  1. Sabias palavras acredito o grande problema esta na diversas classes sindicais seria necessario um unico sindicato ou a união de todos para ganharmos do governo. A união tem que ser dos agentes e dos sindicatos, pois somente assim poderemos vencer o governo e garantir garantias que merecemos como profissionais...

    ResponderExcluir
  2. Estão por ai, gastando a fortuna que arrecadaram com o imposto sindical!

    ResponderExcluir
  3. acho que esta na hora de nos unirmos e irmos protestar é na porta dos sindicatos para cobrar atitudes concretas, cobrar prestação de contas, cobrar união dos sindicatos, cobrar pessoalmente eles com bastante pressão, quem sabe assim eles caem na real e saem dessa inércia.

    ResponderExcluir
  4. De fato se utilizarmos a lógica, apenas um sindicato bastaria, entretanto existem diversas diferenças entre os sindicatos, sendo a vaidade humana a mais nociva e perniciosa e o que dizer daqueles sujeitinhos que só agitam e na hora H somem, deixando a bomba estourar nas mãos dos tolos...Infelizmente, certos sindicatos só servem de palanques eleitorais para alguns espertos que utilizam de jogo psicológico para explorar os demais, porque defender o interesse da classe é mero detalhe...

    ResponderExcluir
  5. AQUI TEMOS BONS EXEMPLOS DE LUTA...DOIS DIZEM QUE NAO FARÃO GREVE...UM DELES NUNCA FEZ, OUTRO 13 ANOS FEZ A ULTIMA E CRITICOU TODAS AS OUTRAS Q OUTROS FIZERAM...O Q TODO ANO QUER FAZER TA SEM MORAL CRESCEU O OLHO DEMAIS...OUTRO DA OUTRA CLASSE GUERREIROS VIVI PEDINDO CADA COISA SEM COMENTA METEU A MAO NO DIA PAGAMENTO...DOS 4 NENHUM FALOU DO PROJETO KKKKKKK E AIII.

    ResponderExcluir
  6. TEM Q SEGUIR AGENDA DO GOVERNO GENTE...TEM 6 AFASTANDO DE DOIS SINDICATOS PRA ISTO....GANHAM SALARIO DE ASP E ALGUNS AUXILIOS DO SINDICATO...TEM DINHEIRO LEGALIDADE E ESTRUTURA...TEM COMODISMO E FALTA DE VONTADE....PRONTO DISSE

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.