25 janeiro 2017

Membros do Conselho de Política Penitenciária pedem demissão


Em carta de renúncia coletiva, integrantes criticam plano nacional de segurança pública e protestam contra decisões de Alexandre de Moraes




Em carta de demissão, membros do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária criticam Alexandre de Moraes (Reuters)

Brasília – Membros do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça encaminharam nesta quarta-feira (25) ao ministro da Justiça Alexandre de Moraes (PSDB) uma carta de renúncia coletiva.

No documento, os integrantes do conselho criticam o plano nacional de segurança pública e protestam contra decisões do chefe da pasta de justiça. De acordo com os integrantes do Conselho, a política criminal do Ministério da Justiça produzirá ainda mais tensões no sistema prisional.

“A índole assumida por esse Ministério, ao que parece, resume-se ao entendimento, para nós inaceitável, de que precisamos de mais armas e menos pesquisas”, avaliam os membros do conselho. “A atual política criminal capitaneada pelo Ministério da Justiça, a seguir como está, sem diálogo e pautada na força pública, tenderá, ainda mais, a produzir tensões no âmago de nosso sistema prisional, com o risco da radicalização dos últimos acontecimentos trágicos a que assistiu, estarrecida, a sociedade brasileira.”

Os signatários da carta ainda afirmam que o uso de “mais armas conduz à velha política criminal leiga, ineficaz e marcada por ares populistas e simplificadores da dimensão dos profundos problemas estruturais de nosso País”.

Sobre o lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública, os membros do conselho lamentaram a falta de debate com a sociedade ou com as instâncias consultivas do Ministério. “Ao mesmo tempo, incentiva-se uma guerra às drogas no Brasil que vai, outra vez, na contramão das orientações contemporâneas das Nações Unidas e de diversas experiências bem-sucedidas em países estrangeiros”, concluem.

Ao todo, sete membros do conselho pediram demissão: Alamiro Velludo Salvador Netto, Gabriel de Carvalho Sampaio, Hugo Leonardo, Leonardo Costa Bandeira, Leonardo Isaac Yarochewsku, Marcellus de Albuquerque Uggiette e Renato Campos Pinto de Vitto.

Leia a carta na íntegra:

carta-renu_ncia_cnpcp

2 comentários:

  1. E o estropício do Alexandrinho prontinho para subir a Ministro do STF, realmente, caso isso ocorra, será o fim do Brasil. Quanto a esses membros do conselho, deveríamos nos unir e trazer eles a nossa luta, eles devem saber muita coisa importante, mas sequer vamos ajudá-los, travando uma briga contra esse mané da justiça.

    ResponderExcluir
  2. Esses membros do conselho só pensam neles mesmos, são advogados e membros dá pastoral carcerária. Então não se iludam pensando que eles quiserem ajudar alguém, porque não, eles queriam era soltar os presos.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.