06 janeiro 2017

Pelo menos 33 presos são encontrados mortos em prisão em Roraima




Pelo menos 33 presos foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira (6) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona rural de Boa Vista. De acordo com o governo de Roraima, que administra a unidade, o caso foi registrado por volta das 2h30 (4h30 no horário de Brasília). A penitenciária é a maior do Estado.

Conforme a assessoria do governo, que negou ter havido uma rebelião ou mesmo fuga, os próprios detentos teriam provocado as mortes durante uma briga de facções. Ainda segundo o órgão, o caso envolveu presos do Comando Vermelho e do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção mais numerosa na penitenciária.


Segundo o secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, Uziel de Castro Júnior, as informações preliminares dão conta que membros do PCC "possivelmente tenham cometido esses crimes".


"Não existem facções de outras organizações criminosas no local [além do PCC]", disse Castro Júnio à rádio BandNews. Ele declarou que as autoridades ainda não sabem o que motivou o ato, mas que equipes estão na unidade para verificar a situação.


Para o presidente da seccional de Roraima da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Rodolpho César de Morais, após o motim de 2016, medidas paliativas foram tomadas, como a transferência de líderes do Comando Vermelho para a Cadeia Pública. "Mas os soldados do grupo ficaram lá", disse.

Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) de Roraima, havia 1.475 presos na unidade no momento dos crimes de hoje--a capacidade é para 750 detentos. Do total, mais da metade (898) é de presos provisórios, ou seja, à espera de julgamento. Outros 458 detentos estavam no regime fechado, e cem, no semiaberto.

Às 9h30, equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do GIT (Grupo de Intervenção Tática) estavam dentro do presídio para "realocação dos internos e conferindo a real situação", segundo a assessoria da Sejuc. Ainda segundo a pasta, a situação "está sob controle".

A Secretaria Estadual de Segurança informou que representantes do governo de Roraima estão reunidos nesta manhã para definir que ações serão adotadas. A governadora Suely Campos (PP), conforme a assessoria da pasta, teria conversado por telefone sobre a situação com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Não foram divulgados detalhes dessa conversa, nem se o IML (Instituto Médico Legal) já iniciou a retirada de corpos do presídio


💬Adicione e acompanhe o Blog no Facebook: 👉www.facebook.com/blogdosagentes







Fonte: https:UOL

11 comentários:

  1. 33 vagas abertas..Deus abençoe os funcionários.. morre agente ninguem liga morre preso presidente fica preocupado só Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Caotica coletiva so vivo no G1 Ministro da Justiça

    http://g1.globo.com/politica/ao-vivo/cobertura-ao-vivo.html

    ResponderExcluir
  3. N[os do RJ sem salário o governo fala em agilizar indenizações para as familias dos presos mortos no Amazonas para não ficarem desamparadas. INVERSÃO DE VALORES TOTAL!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos!! Era de se esperar que a resposta chegaria a qualquer momento e que não vai para por ai. O que nos resta é cautela e nossas atividades diárias e atenção redobrada. Em relação a tudo isso temos que tentar tirar proveito e buscar melhorias para nossa categoria em especial reposição salarial. A oportunidade passa uma vez apenas e se não agarrar vamos ficar na mesma. Cade os Sindicatos? Cade os grupos que nos representravam e lutavam por algo? Cade os deputados que estavam do nosso lado. Galera, chegou o momento de brigar por algo melhor. O mundo esta de olho em nosso sistema penitenciário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ``sindicatos´´, que estão ENTRE ASPAS mesmo já estão demonstrando as suas caras: com tudo isso que está acontecendo não se opinão em nada a favor dos funcionários a não ser em si próprios. Agora é a hora de mostrarmos que realmente nossa categoria é digna de sermos essenciais para a sociedade, mas só vejo inércia por parte deles. Ficando parados sem se pronunciarem só estão demonstrando que ``REALMENTE´´ ESTÃO VINCULADOS COM O GOVERNO, se alguém acha que eu estou errado me digam.

      Excluir
  5. CIBERCRIMINALIDADE ORGANIZADA SEGUNDO PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA DITO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES SO MIMIMIMIMIMIMI. LIDERES DE FACÇÇÕES NAO TÃO NA FEDERAL ESSE ISOLAMENTO NO RDD E JOGADA PRA NAO MANDAR PRA FEDERAL PQ OS CARAS TAVA ISOLADO. FDN, PCC, ADA, FEDERAL EM SP.

    ResponderExcluir
  6. quero saber se agora com essa escancarada na situação os sindicatos estão na luta para melhorias e a aprovação da criação da policia penitenciaria ... hoje ja se ve que é mais que necessário dar uma maior autonomia para as secretaria criarem grupos de inteligência para evitar essa comunição de ordens rápidas, ver o inferno que os agentes trabalham ,ganhar o que ganham é uma piada ... melhorias para o sistema , mais concursos para ampliar o contingente de funcionários, melhores salários e o que ficou escancarado , privatizar é a pior coisa a se fazer todos os acontecimentos foram em penitenciarias aonde aconteceram as privatizações.... eae sindicatos ? vão esperar esse ministro que ja foi advogado do pcc jogar panos frios e colocar tudo para debaixo do tapete ? pec 14 , pec 308 .. já!!

    ResponderExcluir
  7. Cada dia mais desanimo com falta de consciência desse governo sujo que está em nosso pais. Somos lembrados somente quando algum colega comete algum desvio de conduta, ai vem a mídia e diz que é um absurdo um AGENTE DA LEI cometer tal desvio na carreira, vem a justiça e nos trata como bandidos e nos condena como se fossemos policiais. Somente Deus para convencer esse governo. Existe algo muito obscuro para que projetos como a PEC 308/2004 e 14/2016 não sejam votada. O que será? Vaidade, inveja, politicagem, má vontade ou MEDO, de surgir uma Polícia competente que vai resolver parte dos problemas da sociedade?

    ResponderExcluir
  8. Não vamos esquecer dos quase 16 anos de roubalheira e corrupção do pt, partido esse que colocou o pais nessa bosta que tá hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido colega cid F02, NUNCA cite esse partido do crime sem citar o outro partido do crime que nos oprime numa ditadura de mais de 2 décadas!!!!

      Excluir
  9. Tenho ouvido vários guardas dizerem que agora é o momento propício para se reivindicar uma melhora salarial! O sistema prisional está em foco nacional e concerteza a nossa categoria de vários estados vão aproveitar o momento! Mas o impressionante é que voce entra no site de nossas representações e nem sequer eles mencionam o ocorrido, que dirá então fazer alguma coisa! Estamos perdidos mesmo!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.