23 março 2017

Míngua de ações sindicais


"Mais alarmante não é o patrão sendo patrão, mas o sindicato não sendo sindicato."





Os meses estão passando sem registar quaisquer avanços no dialogo referente a campanha salarial de 2015, 2016 e 2017. Pautas de reivindicações gigantescas com itens de tirar o fôlego, infelizmente de arrastando durantes anos, alguns décadas, como a criação da lei orgânica.

O precípuo é a questão salarial, nossa fonte de sobrevivência, completa 32 meses sem sequer um centavo de reajuste, num mundo perfeito era motivo mais do que suficientes para desencadear uma indignação sem proporções, pois afeta diretamente nossas vidas, em casa, nossas contas. O escapatória é cortar gastos , mas até quando vai conseguir fazer isto ? Vai chegar ponto que cortou as coisas essenciais e o problema não era exatamente este, mas seu salário sendo absorvido pela inflação.

Mais alarmante não é o patrão sendo patrão, mas o sindicato não sendo sindicato. Como assim ? Cortar gastos, dizer arrecadação cai, são falas milenares, em contrapartida o povo organizado indo em encontro de seus interesses, com uma diferença, jamais abster-se de lutar. Sindicato neste contexto seria o instrumento de organização dos trabalhadores, notoriamente não há ações contrarias a desvalorização, manifestações, mídia, greves, etc, às vezes nem próprio site dos sindicatos, olha que temos quatro deles,  falam sobre o assunto, "Campanha Salarial". Por que não  nós organizam ? O que subjaz na inercia ? Cadê as assembleias ? Nem a pauta protocolaram ? Afastamentos ? O que está acontecendo ?

Evidentemente, nada seria possível, se nós, interessados e prejudicados, assumirmos nosso papel e aprendêssemos um pouco mais com nossa própria história.

Marcelo Augusto

10 comentários:

  1. Mas o desconto do imposto sindical vai chegar. Não desfiliou? Então não reclamem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desfiliar ou não, imposto virá ?

      E o aumento, ora ALE ora Imposto...importa não debatemos.

      Excluir
    2. Sindicato jogando contra sindicato atras filiados

      Excluir
  2. Texto critico deve possuir por regra começo , meio e fim.

    Leio bastante blogs críticos.

    Um detalhe infortuito encontrar o fim, recomeço para reaver conceitos com pouco de conhecimento sobre a humanidade.

    Esse texto tem final mostra arte dominar o senso critico pleno nao praticar pedantismo farto tanto vemos.

    "assumimos nossa papel e aprendêssemos um pouco mais com nossa própria história. " perfeito

    ResponderExcluir
  3. Fui ASP na década de 90, trabalho no TC/SP, não falha um ano sem aumento. Pressão acontece sem esperar milagres e a culturalização processo essencial pra evolução de salários, enquanto discutir coisas pequenas serão pequenos.Minha irmã será chamada pra ASP, meu irmão é ASp, Uma vez ASP sempre ASP. Rogério

    ResponderExcluir
  4. verdade abri site das entidades nem um noticia do começo do ano pra cá kkkk nem areia jogam mais ta comodo

    ResponderExcluir
  5. ASPS QUE SERÃO NOMEADOS!
    PRESTEM ATENCAO NA SITUAÇÃO QUE NOS ENCONTRAMOS NA DEPENDENCIA DE SINDICATOS INERTES ,E NAO SE FILIEM ,VAO NA EAP FAZER A CABEÇA DE VCS ,MOSTREM Q NAO ESTAO DE CHAPÉU.
    SE QUIZEREM CAMISA DA POLÍCIA PENAL ,É SÓ MANDAR FAZER DEPOIS OU COMPRAR EM QUALQUER SINDICATO SEM PRECISAR PAGAR CARO SENDO FILIADO.
    DIGO PORQUE FUI NESSE EMBALO NA ÉPOCA ,ME ARREPENDI PROFUNDAMENTE E HJ SOU DESFILIADO.
    ABÇ E SEJAM BEM VINDOS
    ALEX

    ResponderExcluir
  6. Tem q desfiliar p acabar com essa corja!

    ResponderExcluir
  7. INTERAGIR INTERESSAR PELOS ASSUNTOS MONTANDO GRUPOS REGIONAIS ASSIM NASCE MOVIMENTOS DA NOSSA HISTORIA

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.