06 janeiro 2018

Agente penitenciário potiguar lança livro sobre a vida atrás das grades

‘Por Trás das Grades’, primeira obra de Márcio Morais, será lançado no início de outubro na Casa de Cultura Popular de Apodi, na região Oeste do estado.




Por trás das Grades é a primeira obra de Márcio Morais (Foto: Divulgação)



‘Por Trás das Grades’. Este é o título do livro de autoria do agente penitenciário potiguar Márcio Morais, que atualmente exerce a função de diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, na região Oeste do estado. A obra será lançada no início de outubro, na Casa de Cultura Popular de Apodi.


O livro que é o primeiro escrito por Márcio Morais, e tem prefácio assinado pelo jornalista Thyago Macedo, com atuação destacada na área policial. A capa e diagramação são de Augusto Paiva, e a revisão ficou com Benjamim Linhares.


“O livro, que tem 58 capítulos e 215 páginas, mostra uma realidade pouco conhecida pela maioria das pessoas – que é o sistema penitenciário – além do dia a dia do agente penitenciário, do preso e de seus familiares.


“Sempre tive muito carinho pela comunicação e pela profissão de agente penitenciário. Assim, este livro é uma realização pessoal”, afirmou. “Este livro retrata um pouco como é a vida de um ser humano por trás das grades, privado de liberdade. As histórias são contadas de uma maneira diferente, descontraída, mas muito sincera”, acrescentou.


Após o lançamento do livro em Apodi, que custa R$ 30, a obra será lançada em outras cidades e também disponibilizada para a venda na internet por meio das redes socais do autor.


“Não brincamos com os sentimentos ou dificuldades dos internos ou dos seus familiares. Buscamos mostrar relatos pitorescos de como é a vida na penitenciária. Na prisão, sabemos que ninguém é santo. A vida por trás das grades é um mundo bem diferente do que vivemos aqui fora. Alguns chegam até a se acostumar, e quando deixam a detenção fazem de tudo para voltar, pois já se adaptaram ao mundo encarcerado”, relata Márcio Morais.


Márcio ressalta que as histórias narradas no livro são verdadeiras, mas os nomes e lugares são fictícios com a finalidade de proteger os personagens citados. “A vida por trás das grades é, antes de tudo, uma lição. Quem escapa é vencedor, seja ele o preso ou o operador de segurança. Para o preso, é um mundo arrodeado de traições e maquinações, e que muitas vezes, não vale nada. Já para o operador de segurança, uma vida de muito estresse e pouco reconhecimento”, complementa.



Agente penitenciário há 7 anos, Márcio Morais é graduado em Pedagogia e acadêmico de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Já passou pelas redações dos jornais Gazeta do Oeste, O Mossoroense, De Fato, O Vale do Apodi, e atuou por muitos anos em diversas assessorias de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.