12 maio 2018

12 de Maio - Dia do ASP e do Enfermeiro (a)



Por Marcelo Augusto



      No dia 12 de maio comemora-se do dia do ASP- Agente de Segurança Penitenciária - no Estado de de São Paulo e mundialmente o dia do ENFERMEIRO, duas profissões honradíssimas que exercem atividades insalubres nos sistema prisional.


    Neste ano completarei 12 anos de ASP, vi coisas que gostaria de esquecer, mas não posso, minha memoria gravaram eternamente imagens de amigos sendo feridos. Mas, ela também possui imagens de homens e mulheres que deixaram suas casas, suas famílias, suas histórias para construir uma nova, de dedicação e empenho, enfrentando diariamente os medos com doses de coragem, somente essas pessoas podem contar e sentir nas veias o que é ser Agente Penitenciário.

    Os antigões são anciões, ensinaram-me os tirocínios da profissão.

     A desproporcionalidade é medonha quando colocado paradoxalmente o esforço e salário , nossa vida merece valor, pois é ela que colocamos em risco todos os dias . Gratidão é um palavra raríssima, quando acerta é esquecido, errou é lembrado. Aposentar é um desafio, pode adoecer antes . Sem sucumbir estamos certos da vitória, os obstáculos forjam os agentes para batalhas futuras. Acredito nisso !

     Mas onde está o lado bom, simplesmente nascemos e vivemos para uma missão, não escolhemos ser agente, quiça ele escolheu nos transformar um, pela estabilidade e esperanças de melhorias profissionais fomos atraídos, incorporamos paulatinamente e quando nos damos conta corre em nossas veias a mais árdua das missões, defender a custo da própria vida o próximo anonimamente conhecidos como agentes penitenciários, verdadeiros heróis anônimos.

     Quanto aos nossos amigos enfermeiros, sinto por compartilhar dos males que nos assolam, dos riscos que nos perseguem, da desvalorização que nos definham, mas trilharam conosco dias melhores, mais justos e vamos olhar para trás e reconhecer que aquilo que não derruba nos fortalece.



FELIZ DIA !








Um comentário:

  1. Parabéns a este profissional tão importante que é guerreiro,tem sua família,tem suas lutas e problemas,mas faz um serviço perigosíssimo e de fundamental importância,que Deus esteja conosco nos protejando nessa profissão.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.