08 maio 2018

PRIVATIZAÇÃO x POLICIA PENAL

Regulamentação da profissão agente penitenciário é o caminho mais viável para sair do caos do sistema prisional



Por Marcelo Augusto
08/05/2018





  Nesta manhã,  lendo as principais notícias do dia, deparei com um velho assunto retomado pelo então  Ministro Jungmann, sua intenções são se reunir com autoridades para tratar da situação dos presídios estando aberto a dialogo para a iniciativa privada. Isso mesmo, passar a gerência dos presídios nas mãos de empresas privadas,  problema de anos de políticas mal planejadas  nas mais diversas áreas causaram substancialmente o caos nos órgãos públicos, milhões surrupiados dos cofres públicos,  ministros sem conhecimento técnicos ocupando cadeiras pagas  das alianças  políticas. Sistema Prisional pode ser um negócio rentável, a mão-de-obra no carcere é um negócio explorado nos EUA e abandonado após denúncias e violações de direitos humanos.


   O presídio de Pedrinhas no estado do Maranhão vivenciou sangrentas rebeliões, sua gestão está nas  mãos de empresas terceirizadas. As dantescas rebeliões nas penitenciárias do Amazonas, palco de guerra entre rebeliões e regalias absurdas, amostras da administração privada, o sistema é integralmente privatizado. Amazonas decidiu abandonar o falido modelo privatizado. 





    Usam a penitenciária de Ribeirão das Neves de MG como modelo eficiente de modelo privatizado que deu certo e pode ser expandido, repassam milhões para empresas privadas, será que se fosse gasto nos presídios estatais não daria resultados ? O bilionário Fundo Penitenciário raramente é repassado aos estados, sucateando o sistema prisional e depois aparecem com a solução miraculosa de privatização de uma instituição reconhecida como segurança pública, inclusa no novo Ministério da Segurança Pública.


    A  regulamentação da profissão agente penitenciário é um pleito antigo da categoria mais antiga da humanidade, governos passados ignoraram o pedido, a linha dos sucessores mantém interesses escusos de olho no rentável sistema prisional. Se regulamentada, será impossível terceirizar a profissão do agente penitenciário, definitivamente incumbidos da custódia  dos presos. As PEC's 308/04  e 372/17 criam as polícias penais, tramitam no Congresso Nacional, uma delas passou no Senado e travou na Câmara dos Deputados, durante a intervenção  no Rio fica  proíbido modificações na Constituição, mas quando é interesse acontecem e nem um imposição, a criação de mais um ministério aconteceu sem levantar objeções. 






     Assim sendo, o caminho é a regulamentação dos agentes penitenciários na CF como garantia de fortalecimento e soberania no Estado, é muito arriscado privatizar os presídios, é trivial a influência das  organizações criminosas na política e infiltração nas instituições, movimentam milhões anuais e pode trazer prejuízos irreparáveis a sociedade numa política nefasta de governo a fim de gerir o sistema prisional. É compromisso zelar pela segurança de todos, há problemas e temos as soluções, investimentos, qualificações e valorização dos servidores do sistema prisional. 




20 comentários:

  1. Tem que privatizar, chega de concursado que já chega morrendo.

    ResponderExcluir
  2. A nossa categoria é desunida,é para muitos do alto escalão cabide de emprego,a nossa categoria ficou a tempos sem aumento,mas não fizemos greve,toda hora tem funcionáeio agredido ,funcionário afastado com sérios problemas mentais,inúmeros suicídios e ninguém se importa porque cada um está preocupado com sua diretoria,sua salinha com bolacha e ar condicinado,seus status de chefe e seu pró labore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funcionário que nem sabe escrever direito..

      Excluir
  3. Tem funcionario costumado cuidar de animal e cortar cana para os patroes chega no sistema pensa que os detentos são animais por isso que leva porrada de ladrão depois mete o pau na coitada da sap e Dg os caras não sabe mexer com a população depois quem não tem culpa leva culpa volta pra roça la ganha bem 45.00 o dia fora o almoço pensa bem antes de reclamar da sap meu aluguel ja foi pago e a cestona do mes ja chegou fora novo quinquenio que cr de mogi mirim ganhou a ação foi publicado hoje Amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petista comedor de grama detectado.... Engraçado, há algum tempo atrás os concursos para ASP eram regionalizado. Faltavam guardas na capital , ninguém queria fazer o concurso e alguns eram pegos à laço. Depois virou nível estadual e os pés vermelhos foram ajudar os da capital e agora vem vc falar mal do pessoal do interior. Vai se Fuder vagabundo. Vai cuidar da sua vida e deixa as dos outros em paz seu fudido. Vai cuidar da sua esposa que ela deve estar precisando. Ou arruma um gatinho que tem sete vidas pra vc cuidar.

      Excluir
  4. Atenção pessoal do sistema prisional!!! já ouviram falar em "DEMISSÕES MOTIVADA". Pois é! a nossa Constituição Federal permite essa questão temerosa em aplicar demissões motivadas. Se o sistema prisional for privatizado. ira abrir brecha em poder demitir servidores mesmo sendo concursado do regime estatutario. Ainda mais que a figura dos servidores prisionais não se encontra na Constituição Federal

    ResponderExcluir
  5. Logo, logo esses políticos vagabundos que tem aqui nesse país vão querer privatizar os cargos públicos o que acham? Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai vao tudo pra rua.
      Depois disso nao adianta mais se mexer

      Excluir
  6. Tem que privatizar, olha só as empresas públicas que são cabides de emprego, petrobras, correio, banco do brasil, caixa.... Privatiza que melhora!! O sistema prisional vai melhorar se for gerido por empresas privadas! Olha só o Correio, empresa pública sem concorrência indo a falência! A mesma coisa a S.A.P, privatiza o adm, vigilantes nas muralhas e na escolta! Viva o Estado Mínino É melhor já ir se acostumando, é preciso perder alguns direitos para se alcançar melhorias #mito,#Bolsonaro 2018

    ResponderExcluir
  7. Só te alertando A última notícia que saiu agora ,os correios citado em seu comentário fechou agora com um lucro de 664 milhões , isso prova que não privado ou não é sim de gestão

    ResponderExcluir
  8. Quem é a favor da privatização é porque não conhecem a realidade do sistema penitenciário, na maioria dos estados para ser agente penitenciário tem que ter curso superior ao contrário do que se pensam, servidores qualificados para tal função.
    Vocês seus bando de merdas que querem a privatização é porque estão do lado de bandidos.

    ResponderExcluir
  9. Isso privatiza msm e coloca nos agentes efetivos para ser vigias de escola, nosso salario n vaibdiminuir msm! Igual foi com os carcereicos, viraram investigadores da PC.

    ResponderExcluir
  10. BOA NOITE AMIGOS E AMIGAS DO SISTEMA PRISIONAL,FIQUE ALGUNS DIAS SEM ME MANIFESTAR..POIS AQUI NO CONGRESSO NACIONAL,NINGUÉM ESTA PREOCUPADOS COM CRISE NO SISTEMA PRISIONAL ,MENOS AINDA COM RIO DE JANEIRO. AMIGOS PARARAM O CONGRESSO E AS VOTAÇOES SIMPLESMENTE POR RAZOES EGOISTAS ...PENSANDO EM SUAS REELEIÇO~ES E SUAS MORDOMIAS....AMIGOS ASPS E AEVPS CARCEREIROS DESDE ÉPOCA CRISTO.....ABRAM OS OLHOS UNEM A CATEGORIAS VCS TEM FORÇAS MAIS DO UMA BOIADA JUNTOS SÓ VCS ESTÃO MUITO MAL ASSESSORADOS POR VOSSOS SINDICATO .QUE NA VERDADES NÃO PASSAM DE UNS PELEGOS IGNORANTES ..ESTÃO SEMPRE LUDIBRIANDO VCS.....CARCEREIROS A SERIE DA GLOBO E PONTA PÉ PARA VCS FAZEREM A GRANDE REVOLUÇAÕ TEMPO CONGUISTAR A TÃO SONHADA POLICIA PENAL

    ResponderExcluir
  11. O QUE ACONTECERIA SE A ADM PENITENCIÁRIA FOSSE PRIVATIZADA? NOS REMANEJARIAM PARA OUTRA SECRETARIA? POLICIA CIVIL?

    ResponderExcluir
  12. É triste ver como a corrupção tomou conta desse país .o político toma posse e já se corrompe .Se toda a categoria se unisse tudo seria diferente ,mas voces so sabem é discutir pensem um pouco caramba.

    ResponderExcluir
  13. Caso privatizar o quê pode acontecer??

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.