06 novembro 2013

O detento Daniel Canônico(CEGO) foi transferido hoje para RDD

Criminoso foi levado para a Penitenciária de Presidente Bernardes.

Outras seis remoções já foram determinadas após denúncia do MP.




Comente agora
Transferência ocorreu durante a tarde desta quarta-feira (6) (Foto: Vinícius Pacheco/G1)



   O detento Daniel Canônico, integrante de uma facção que atua dentro e fora dos presídios paulistas, foi transferido da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau para a Penitenciária de Segurança Máxima de Presidente Bernardes nesta quarta-feira (6). Conhecido como Cego, ele foi flagrado junto com outros membros da quadrilha em diversas escutas telefônicas comandando o crime organizado no Estado de dentro do presídio. Eles foram denunciados pelo Ministério Público, após três anos de investigação.

  A transferência ocorreu por volta das 15h. Participaram da ação quatro viaturas da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) e cinco da Força Tática. A pista da Rodovia Raposo Tavares foi interditada.

  Outro seis integrandes ligados ao comandando da quadrilha aguardam pela remoção, já determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). São eles: Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho; Fabiano da Silva, o Cansado; Fabiano Alves de Souza, o Paca; Eric Oliveira Farias, Quebra ou Gominho; Julio César Guedes de Morais, o Julinho Carambola; e Francisco Tiago Augusto Bobo, o Cérebro. As transferências foram anunciadas desde a última sexta-feira (1º).

  A maioria deles, de acordo como Ministério Público, pertece ao comando do grupo, chamado de sintonia final geral. O primeiro escalão é responsável por dar ordens, comprar armas e gerenciar o tráfico de drogas no Estado. Apenas Cérebro faz parte de uma categoria inferior, responsável por dar apoio e repassar os comunicados do bando.

  Foi justamente o que a promotoria flagrou. De dentro da Penitenciária de Presidente Venceslau, conhecida como P2, por meio de celulares, os bandidos mandavam matar policiais e autoridades, faziam a contabilidade do tráfico, repassavam comunicados de conduta – os chamados salves - para outros integrantes e, inclusive, comentavam sobre supostos grampos. As escutas foram realizadas por cerca de três anos e terminaram na denúncia de 175 pessoas e o pedido de transferência de cerca de 30 presos.

  A remoção é cautelar e válida por 60 dias. Nesse período, a Justiça deve julgar a permanência do criminoso no novo regime por um ano, conforme solicitado pelo MP.

  Em Presidente Bernades, Cego será submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), criado para receber presos que oferecem alto risco à sociedade e envolvidos em organizações criminosas. O sistema é conhecido devido ao isolamento pelo qual o detento é submetido: ele fica sozinho em uma cela, tem apenas duas horas de banho de sol por dia, as visitas são controladas e o preso não tem acesso a TV, rádio ou mídia impressa.

  O único do grupo que já cumpre pena nesta penitenciária é Paulo César Souza Nascimento Junior, o Paulinho Neblina. Ele também é um dos chefes da facção e foi identificado nas ligações interceptadas pelo Ministério Público. A transferência para o presídio de Presidente Bernardes ocorreu no dia 29 de outubro.

  As demais transferências só devem acontecer após o Departamento de Execução Criminal (Decrim) oficializar a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que organiza a ação. fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2013/11/justica-transfere-cego-da-p2-de-venceslau-para-o-rdd-de-bernardes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.