19 novembro 2013

PENSAMENTO : INJUSTIÇAS, DOIS FATOS QUE MARCARAM O COMEÇO DA SEMANA

      SERA QUE VALE A PENA? SOMOS AGREDIDOS E AGORA PRESOS!


    Por muitas vezes parei para perguntar se vale a pena, e pelo caminho percorrido vi heróis e heroínas, que diariamente arriscam suas vidas pra manter a ordem. Mas em um estado que os apenas mortos são homenageados, fica difícil o Governo lembrar do papel do sistema prisional na sociedade. Mas se um dia pensarmos em ouvir no noticiário que 2.500 presos escaparam de um Centro de Detenção Provisoria, vai faltar mesa pra tanta gente entrar de baixo, felizmente o profissionalismo e a dedicação permite que tal fato nunca ocorra.

    Dois fatos marcaram o começo dessa semana, um Agente Penitenciário foi covardemente agredido em Ribeirão Preto, e outro, um agente recebeu voz de prisão segundo o delegado por facilitar a fuga de um preso quando o mesmo fazia seu acompanhamento.

    O risco de ser agredido por mais estranho que pareça ainda existe no sistema prisional de São Paulo, é necessário entrar em pavilhões com mais 200 presos com uma unica arma, uma caneta. Um lutador ganha no minimo nosso salario mensal  pelo risco de apanhar em uma  luta, e ainda pode bater. Já o Agente só tem o direito de apanhar, se resolver bater ou se defender vai ter que responder pra Juiz, Promotor, Pastoral, Conselho Penitenciário, Corregedoria...mas quando apanha ninguém lembra dele, e se apanhar muito vai ter que entrar com acidente de trabalho, ai vai estar enrolado, por que até conseguir provar vai demorar uns 4 anos e acaba por atrasar os seus benefícios e vai ter o seu salario diminuído.

    No segundo caso em que o companheiro recebeu voz de prisão é mais complicado, se a PM estiver fazendo a escolta você tem apenas a  obrigação de acompanhar, se o preso fugir é com a escolta. Mas levar o preso para um hospital sem escolta é errado, e garanto pra vocês que já errei muitas vezes mesmo sabendo que se desse algo errado estava enrolado, mas tinha que escolher em levar o preso que estava morrendo e  aguardava a chegada da escolta por mais de 1 hora, ou leva- lo no peito. Complicado optar de correr o risco de ser preso pelo delegado por facilitação ou pelo Juiz por omissão, mas pra minha falta de sorte a corda estoura sempre do lado mais fraco, o Agente Penitenciário.

  Não cabe a nós martirizar um companheiro, o momento é de união. Quando dizemos que ele errou por querer ser policia como infelizmente comentaram em redes sociais, mesmo desconhecendo os fatos, estamos dando razão para um delegado prender um companheiro e abrindo um espaço enorme para outros delegados que não conhecem o sistema prisional tomem a mesma atitude. Para receber uma voz de prisão não precisa estar acompanhando o preso externamente, basta um preso fugir na Unidade Prisional que poderá também ser preso por facilitação. 

  Se existe algo errado, é o Estado! Precisamos buscar a união e repeito. Se a escolta demora a chegar, a culpa é o Estado. Se os AEVPS ainda não podem fazer escolta, a culpa é o Estado! Desvalorização do agente penitenciário pelo seu papel na sociedade, essa culpa e exclusivamente do Estado! Injusto arriscar a vida em um sistema arcaico, injusto responder pela culpa do Estado!.
                                                          MARCOS NETO      AGENTE PENITENCIÁRIO 
                                                                                           https://www.facebook.com/blogdosagentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.