01 novembro 2013

TENTATIVA DE RESGATE DE PRESO NO RIO, MATA POLICIAL E CRIANÇA.




31/10/2013 17h50 - Atualizado em 31/10/2013 23h23
Criança e PM morrem em tiroteio dentro do fórum de Bangu, no Rio

Criminosos tentavam libertar presos que prestavam depoimento, diz PM.
Outro PM e uma idosa ficaram feridos; 1 carro foi encontrado pela polícia.


Foto do menino Caio, morto após ser baleado em tiroteio no fórum de Bangu, na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução/ Facebook)
Foto do menino kayo, morto após ser baleado em
tiroteio (Foto: Reprodução/ Facebook)
Uma criança e um policial militar morreram durante um tiroteio iniciado dentro do fórum de Bangu, na Zona Oeste do Rio, no fim da tarde desta quinta-feira (31), após uma tentativa frustrada de libertar dois criminosos que prestavam depoimento no local. Outro PM e uma mulher foram baleados e estão internados no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o morto é um menino de 8 anos, identificado como Kayo da Silva Costa, que jogava futebol na escolinha do Bangu e vestia o uniforme do clube quando foi atingido por um disparo. O PM que morreu foi identificado apenas como sargento Oliveira. A Divisão de Homicídios vai investigar as mortes.
Segundo a sala de polícia do Hospital Albert Schweitzer, a mulher ferida é uma idosa, foi baleada no abdômen dentro de um ônibus, passa bem e tem quadro de saúde estável. Segundo o porta-voz da PM, Cláudio Costa, o policial ferido passava por cirurgia para retirada de bala na cabeça por volta das 20h30 e seu estado de saúde é gravíssimo.
Policiais realizavam perícia no carro por volta das 21h30 (Foto: Gabriel Barreira / G1)Policiais realizavam perícia no carro por volta das
21h30 (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Menino 'educado'
De acordo com testemunhas, o menino havia acabado de sair do treino quando ocorreu o tiroteio. O técnico do time dele, Luis Manoel Ávila, foi ao local e passou mal. O atleta Guilherme Pinajé treina no clube e falou sobre Kayo: “Era um menino educado e que chegava cedo para treinar".
RPelo menos quatro criminosos, segundo a PM, invadiram o fórum para libertar Alexandre Bandeira de Melo, o “Piolho”, de 40 anos, apontado como chefe do tráfico do Morro do Dezoito, e Vanderlan Ramos da Silva, o "Chocolate", 30 anos, também líder do tráfico, de favelas de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Piolho foi preso em 2012 em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Segundo a polícia, havia seis mandados de prisão pelos crimes de homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo e formação de quadrilha.
Polícia e Corpo de Bombeiros isolam área em frente ao fórum de Bangu, onde uma tentativa frustrada de resgate de dois traficantes provocou tiroteio e terminou com uma criança morta e 4 feridos (Foto: Jadson Marques/ Parceiro/ Ag. O Globo)Polícia e Corpo de Bombeiros isolaram área
(Foto: Jadson Marques/ Parceiro/ Ag. O Globo)
Beltrame pede transferência
Segundo a Secretaria Estado de Segurança, o secretário José Mariano Beltrame solicitou a transferência dos dois para presídios federais, "considerando a audácia e as consequências que a ação provocou".
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que 23 detentos prestavam depoimento no fórum de Bangu nesta quinta, e que só é responsável pela locomoção dos detendos. A segurança dentro do fórum é de responsabilidade da PM.
O juiz responsável pela comarca da 1ª Vara Criminal de Bangu, Alexandre Abrahão Dias, disse que a audiência na qual "Piolho" era testemunha havia muitos policiais, que não são obrigados a tirarem suas armas durante os depoimentos. Ao chegarem atirando para libertar o criminoso, eles foram surpreendidos e fugiram. Muitos tiros foram disparados durante a fuga dos bandidos, que não foram localizados até as 20h30. A polícia reforçou o patrulhamento por tempo indeterminado e faz varreduras na áera para tentar achar os criminosos.
Um dos carros que teria sido usado foi encontrado em um posto de gasolina em Padre Miguel, também na Zona Oeste, pouco depois das 21h. A polícia fez perícia no carro, um i30, e continuou buscas por outro veículo usado. "Foi uma ação com grande número de pessoas. Três entraram pela frente do fórum, armados de fuzis", contou o delegado Alan Duarte, da Divisão de Homicídios (DH).
Interior do Fórum em Bangu, com marcas de sangue (Foto: Kathia Mello)Interior do Fórum ficou com marcas de sangue
(Foto: Kathia Mello)
Mulher que ficou ferida estava dentro de um ônibus (Foto: Gabriel Barreira / G1)Mulher que ficou ferida estava dentro de um ônibus,
que ficou com janelas estilhaçadas (Foto: Gabriel
Barreira / G1)
'De 8 a 10 homens', diz testemunha
Uma testemunha que não quis se identificar disse que estava no sinal, na esquina da Rua 12 de Fevereiro, onde fica o fórum, quando a confusão começou. "Eu era o primeiro carro quando vi quatro homens fechando a rua com fuzis e pistolas. Eles falavam para as pessoas ficarem tranquilas. Aí avistaram a viatura no trânsito e começaram atirar. Na porta do fórum, havia mais uns oito a dez homens, todos de preto. Só um estava com o rosto descoberto. Eu me abaixei junto com a minha cunhada no carro e fiquei esperando eles pararem de atirar. Meu carro recebeu muito tiro e está todo estourado", contou.
De acordo com a PM, os criminosos estavam fortemente armados com fuzis, divididos em pelo menos dois carros. O comércio foi fechado após o tiroteio.
O 14º BPM afirmou que não foi informado pelo TJ de que haveria o depoimento desse traficante, por isso o policiamento não foi reforçado.
Até as 18h30, a assessoria do TJ-RJ não havia se pronunciado sobre a segurança do fórum. O cruzamento das ruas Francisco Real e Silva Cardoso estava interditado por volta das 19h30, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.