04 abril 2014

Gilmar Mendes diz que PCC faz doações a partidos políticos, Jornal valor


   Assim fica mais fácil entender tantos projetos de lei criados para proteger os detentos(PCC), e tantas apurações e denuncias contra servidores, muitas vezes infundamentadas diante do caos em que vivemos. Acredito que nenhum ASP patrocina campanha politica com salario que ganha, mas o PCC " talvez"sim....



Por André Guilherme Vieira | Valor


SÃO PAULO - (Atualizada às 19h — estava incorreto o título da nota veiculada às 17h32. O título correto é “Gilmar Mendes diz que PCC faz doações a partidos políticos”. No primeiro parágrafo, foi retirada frase que menciona condenados do mensalão. Segue texto corrigido) O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse, nesta sexta-feira, 4, que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) está envolvida em doações eleitorais realizadas por pessoas físicas a partidos políticos.

A declaração foi feita quando Mendes justificava o seu pedido de vista no julgamento no STF de ação direta de inconstitucionalidade que discute o financiamento de campanha política por meio de empresa privada.

“Alguém do meu gabinete me falava recentemente que o PCC está participando ativamente desse processo de doação. E vai fazê-lo certamente por doações individuais. É razoável, então, que discutamos isso com seriedade. Por isso que pedi vista”, afirmou.

Mendes disse que partidos que têm base controlam movimentos sociais e podem receber dinheiro de caixa dois. “Mas eles precisam de que? Precisam de CPF. Nós vimos recentemente, nesse episódio das doações (a condenados no mensalão), que foram feitas. Em um minuto, dois minutos, dez minutos, conseguem R$ 600 mil em doações. Alguém acredita que isso de fato se dá de maneira transparente? É por que há um movimento de cidadania? Ou uma outra forma de desvio? Essa mesma prática vai se traduzir para esse tipo de movimento”, disse.

O ministro do STF também chamou a atenção para o fato de que organizações criminosas aproveitam a ausência do Estado para dominar presídios e penitenciárias do país.

Perguntado pelo Valor PRO — serviço de informação em tempo real do Valor — se o sistema penitenciário virou "escritório" do crime organizado, respondeu afirmativamente. “Muito provavelmente sim. Nós não damos a assistência jurídica elementar ao preso. E ele encontra — quando encontra um apoio — na organização criminosa. A partir daí nós perdemos todo o controle do sistema. Eu fiz uma audiência pública em Porto Alegre, para tratar da questão da progressão de regime, e um juiz fez um depoimento mostrando que não há nenhum controle sobre o presídio central de Porto Alegre. Ele está entregue à guerra de facções.”

Sobre a estrutura para a segurança pública durante a Copa do Mundo e a Olimpíada do Rio, Mendes avaliou que a questão deve ser colocada na agenda das políticas públicas importantes. “Nós nos sentimos inseguros, vocês sabem bem disso em São Paulo. Nós não temos vontade de sair de casa, não queremos correr riscos”, disse.

A respeito das informações de privilégios obtidos por condenados do mensalão, no presídio da Papuda, em Brasília (DF), Mendes defendeu que as denúncias sejam devidamente investigadas. O ministro participa de encontro anual de entidade de classe da advocacia paulista, que acontece nesta sexta, na capital paulista. link:
 http://www.valor.com.br/politica/3506546/gilmar-mendes-diz-que-pcc-faz-doacoes-partidos-politicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.