17 julho 2014

ADVOGADO PRESO POR LEVAR CELULARES EM MULETA PARA PRESO É ABSOLVIDO


Advogado acusado de levar celulares a preso é absolvido em Araraquara
Sentença cabe recurso e foi disponibilizada no Fórum nesta quinta-feira.
Caso aconteceu em agosto de 2012 e criminalista chegou a ficar preso.




Do G1 São Carlos e Araraquara

O advogado Roberto Fiore (Foto: Reprodução/EPTV)

O advogado Roberto Fiore, suspeito de tentar entrar com seis celulares escondidos em uma muleta no Fórum de Araraquara (SP), foi absolvido pela Justiça. O caso aconteceu emagosto de 2012 e levou o criminalista à prisão por 30 dias. A sentença foi divulgada na segunda-feira (14), mas só foi disponibilizada no cartório do Fórum nesta quinta-feira (17). A decisão foi proferida em primeira instância, o que ainda não finaliza o processo.

De acordo com o advogado de Fiore, Mário de Oliveira Filho, o suspeito ficou livre das acusações de formação de quadrilha, associação para o tráfico e tráfico de drogas. "Um homem conhecido, um criminalista sério, não seria inocente de entrar no Fórum com celulares. O próprio Ministério Público não sustentou a acusação contra ele”, disse o advogado.

Edson Luiz Silvestrin Filho, que também é advogado de Fiore no processo, disse que o cliente não está aconselhado a falar no momento, já que a decisão ainda é passível de recurso. Mas garantiu que Fiore está com a "alma lavada". "Foi provado que ele nunca fez parte de nenhuma facção criminosa. Ele tem um nome a zelar na cidade e teve a imagem manchada de uma forma até meio irresponsável. Mas agora está super feliz", destacou.


Filho ainda lembrou que Fiore chegou a ficar 30 dias preso e passou por maus momentos. "Foi ameaçado dentro da cadeia (Penitenciária de Araraquara), e chegou a ser transferido para uma unidade em São Paulo", contou.

Entenda o caso
O advogado foi acusado de tentar levar seis celulares dentro de uma muleta de madeira para um preso que prestaria depoimento no Fórum.

Na ocasião, policiais militares desconfiaram do objeto e na vistoria encontraram os aparelhos junto com os carregadores. A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) já investigava uma suspeita de que havia facilitação para entrada de celulares dentro de presídios.

Fiore foi preso em 30 de agosto de 2012, três dias depois do episódio no Fórum. Em 28 de setembro, foi transferido para o 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar, em São Paulo. Por conta do processo, ele também foi suspenso por 45 dias pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deAraraquara.
parelhos estavam escondidos dentro de muleta
(Foto: Moisés Schini/Tribuna Impressa)

Defesa
Ele era presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB e sempre negou as acusações. Afirmou que se tivesse a intenção de cometer ou facilitar o crime jamais entregaria o material nas mãos da Polícia Militar. O advogado ficou preso até a Justiça conceder, em novembro de 2012, um habeas corpus para que ele saísse da cadeia.

Perfil
Roberto Fiore ficou conhecido em Araraquara por sua atuação e defesa pelo direito dos presos. Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fiore deixou a comissão em 2010 após seis anos de atuação.

Em 2006, quando uma grande rebelião que envolveu 1,8 mil presos destruiu completamente a Penitenciária de Araraquara, o advogado foi o principal interlocutor entre os detentos. Fiore denunciou a situação das instalações do presídio destruído e acompanhou todo o processo de transferência de presos até a reconstrução.

Fiore também encaminhou denúncias de superlotação e maus-tratos à Corte de Direitos Humanos das Organizações da Nações Unidas (ONU). Representantes do órgão fizeram vistorias em Araraquara.

No começo de 2009, a Corte decidiu arquivar a representação contra o Brasil depois que o país assinou um acordo para a construção de novos presídios no Estado de São Paulo para minimizar o problema da superlotação. Nesse período, o advogado também fez denúncias das condições de higiene e da precariedade do atendimento de saúde aos detentos de Araraquara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.