09 julho 2014

"Autoridades" apoiam fim de revista íntima, Pastoral e Direitos humanos.






Cadeia de Potim. Foto: Rogério Marques


Secretaria de Administração Penitenciária nega abusos nos procedimentos, considerados rigorosos

Caroline Lopes
Especial para O Vale

    Autoridades ouvidas por O VALE são favoráveis ao fim da revista íntima para visitantes nos presídios paulistas, determinado por projeto de lei aprovado na semana passada pela Assembleia Legislativa. A proposta, do deputado José Bitttencourt (PSD), ainda terá de receber sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

“Recebemos reclamações e esperamos sensibilidade do governador”, disse o deputado Bittencourt.
As inspeções em que as mulheres são obrigadas a se agachar, nuas, têm de ser substituídas por scanners, detectores de metal, Raio-X ou outras tecnologias. 

“Não é justo que a maioria dos parentes pague com este constrangimento por causa de uma minoria que leva algo ilícito”, disse Luis Alves de Lima, presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos.
Quem concorda é o padre José Ferreira da Silva, da pastoral carcerária das penitenciárias P-1 e P-2 de Potim. “É uma humilhação muito grande, principalmente para mulheres idosas”. 

O mesmo pensa o presidente da OAB Taubaté, Luiz Guilherme Vianna. “O governo precisa investir para evitar procedimentos invasivos”.

Outro lado. A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) diz que “as revistas são rigorosas, mas, não constrangedoras”.

4 comentários:

  1. Deixo claro que sou a favor do fim da revista, mas com Scanner corporal. Infelizmente 160 scanners não vão aparacer na noite pro dia, porem o que me chama a atenção é o teor da matéria e sua manipulação do pensamento. E´claro que as pessoas jugadas autoridades são a favor do fim, são entidades criadas para tambem para essa finalidade, só faltou entrevistar uma visita. Vamos aguardar e ver se esses Scanners sejam implantados....

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor de pavilhões de visita, a visita chega lá tem box (quartos com banheiro), o preso é chamado vai até o local, ao retornar ele volta sem nada passa por revista e seus pertences no raio x, a visita não entra na cadeia(carceragem / celas, só sai preso com visita, fim de semana, cadeia trancada.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sugestão é plausível, porem nos CDPs que tem em media de 800 visitantes no sábado e mais 800 no domingo a situação ficaria complicada diante de tanta movimentação com servidores insuficientes até para revistar o "jumbo" que depositam no final de semana. Na questão estrutural, o espaço já é extremamente pequeno para suportar tantos presos. construidos para 800 presos e hoje com 2700;

      Excluir
  3. O fim da revista tem gerado polêmica , mais é bem humilhante em casos de pessoas idosas e crianças é desagradável , por causa de algumas pessoas , muitos pagam . É muita gente que vai na visita , e sempre acaba acontecendo algum imprevisto , é falta de energia , que já para a entrada dos visitantes . Scanners , raio-x mulheres grávidas não pode ser submetidas por causa da radiação , qual seria a atitude tomada pra quem não pode se submeter a esses aparelhos . A implantação desses aparelhos ajudaria na hora da entrada , pois seria mais rápido , são alto o número de visitantes. Tem vários aspectos a serem pensados .

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.