04 agosto 2014

SEMINARIO DE AGUDOS IRA SE TORNAR ESCOLA DE SOLDADOS PM




Seminário será utilizado para abrigar escola de soldados

Unidade vai preencher necessidade num raio de 200 quilômetros para receber jovens
Lilian Grasiela 




Seminário de Agudos foi escolhido para abrigar a Escola de Formação de Soldados, que deve capacitar anualmente mais de 700 policiais
Após estudos técnicos solicitados pelo comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Benedito Meira, e gestões políticas do deputado Pedro Tobias (PSDB) junto ao governo do Estado, o Seminário de Agudos (a 13 quilômetros de Bauru) foi escolhido para abrigar a Escola de Formação de Soldados, que deve capacitar anualmente mais de 700 policiais na etapa que antecede as aulas práticas nas ruas.

A proposta, vale lembrar, vem sendo noticiada pelo JC há mais de um ano e, nesse período, ganhou o apoio de mais de 20 entidades de classe locais e regionais.

“Quero agradecer ao governador Geraldo Alckmin, que deu a palavra final para que a região recebesse a escola, e ao comandante da Polícia Militar, nosso amigo e conterrâneo coronel Meira, que foi um dos pioneiros desta ótima ideia e lutou muito para que ela se concretizasse”, disse ontem o deputado Pedro Tobias, que se reuniu várias vezes na Capital com o Palácio dos Bandeirantes e o comando da PM até que a decisão fosse tomada.

“Com mais policiais nas ruas e o País debatendo e reformando seriamente nossos sistemas carcerários, os códigos penais e as formas de ressocialização que funcionem para valer, daremos um passo enorme para reduzir a violência nas ruas”, afirmou Tobias.

A autorização para a locação do imóvel pertencente à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, onde está instalado o Seminário de Agudos, foi publicada no Diário Oficial do Estado de sábado.

O contrato de aluguel, que dispensa licitação, será assinado pelo prazo inicial de cinco anos, com valor mensal de R$ 56 mil.

A ideia inicialmente defendida era implantar a escola no Centro de Progressão Penitenciária (CCP) 3, antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) de Bauru. Porém, de acordo com o coronel Meira, o seminário conta com estrutura já pronta para abrigar 700 homens em regime de internato.

“Não tinha outro imóvel com as características que nós necessitávamos. Lá, a vantagem é que já tem os alojamentos montados, já tem os dormitórios prontos com as camas, já tem salas de aulas com carteiras, já tem uma infraestrutura pronta, com cozinha industrial. É como se estivéssemos fazendo locação de um imóvel mobiliado”, diz.

O comandante-geral explica que após ser aprovado no concurso público, o policial militar deverá frequentar a escola de formação por 11 meses. “Ele passa por dois módulos na escola de soldados: o módulo básico e o módulo específico. O módulo básico é essencialmente interno, ou seja, é o início da formação, ele não sai às ruas”, declara.

No módulo específico, segundo Meira, o policial militar já começa a ter contato com a atividade operacional e pode ser empregado esporadicamente, mediante supervisão, em alguns eventos.

O coronel conta que o núcleo de formação de Agudos deverá oferecer, em um primeiro momento, apenas o módulo básico aos novos soldados.

“Eu não posso manter uma escola com ciclo completo. Se eu colocar 800 soldados ali, não vou ter como empregá-los aqui”, revela. “Na hora em que eles terminarem o básico, eu distribuo para o Interior, para módulos específicos, para que eles sejam empregados diretamente”. Em Bauru, o quartel do Comando de Policiamento do Interior-4 (CPI-4) tem capacidade para oferecer o módulo específico para 200 soldados.

Prazo

De acordo com o comandante-geral da PM, a previsão é de que a Escola de Formação de Soldados de Agudos esteja funcionando até o final desse ano. “Vai depender apenas da contratação das equipes para manutenção e alimentação”, diz. Ele pontua que a capacidade inicial de 700 policiais poderá ser ampliada para até 1 mil se houver necessidade.

“No ano que vem, a PM vai formar 5.600 PMs. Com a capacidade que eu tenho no Estado, do jeito que está hoje, eu não consigo formar”, alega. “O núcleo de formação de Agudos é um ganho para a gente porque nós temos a garantia de que vamos ter sempre gente no módulo específico em Bauru para eventual emprego”.

O coronel ressalta que, atualmente, policiais das regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto e Rio Preto têm que se deslocar até São Paulo para fazer o curso de formação. A unidade da Capital, segundo ele, dispõe de apenas 200 vagas no alojamento e eles acabam tendo que alugar imóveis para morar.

“Com essa escola aqui, nós vamos estar num raio de 200 quilômetros (dessas cidades). Isso facilita para o jovem que passou no concurso”, avalia. “O mais importante é que, agora, há a certeza de que vamos ter núcleo de formação de soldados, unidade do interior, como nós pretendíamos”.

Déficit atual

O coronel Benedito Roberto Meira, comandante-geral da PM do Estado, explica que, hoje, existe um déficit de 7 mil policiais militares na corporação. Por ano, entre 2,5 mil e 3 mil se aposentam em todo o Estado. “Eu preciso todo ano, necessariamente, repor de 2,5 mil a 3 mil”, diz.

“Como eu tenho um claro (déficit) de 7 mil, se eu estiver formando só 2,5 mil, 3 mil, eu não consigo repor. Eu preciso aumentar minha capacidade de formação. E, para aumentar minha capacidade de formação, eu tinha que ter um outro núcleo de formação”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.