26 agosto 2014

ARTIGO: REI OU TIRANO?

      Como em qualquer lugar aqui não será diferente, tanto em empresa privada ou publica teremos alguns problemas nessa luta por auto promoção, deixando de lado valores éticos e morais diante da inépcia de meia duzia. Como um grande mestre um dia me disse: "Temos escolhas para nos tornarmos reis ou tiranos. Como rei sermos respeitados e seguidos, sempre dando o primeiro passo da equipe que faz parte, ou tirano impondo regras com autoritarismo, tentando ser o centro de tudo".




    " De poder ao homem que o conhecerá".  Em poucos anos pude presenciar relatos de alguns superiores que se sentem o dono do mundo, que mais parecem acionistas majoritários de uma empresa. Que simplesmente esquecem o fundamento da palavra "liderança",  e que por muitas vezes deixa sua equipe sair de suas mãos como grãos de areia ao vento, mas não rejeita  ser bajulado por  um puxa saco.

  Eles esquecem das leis, e  se transformam em: juiz, promotor, deputado, governo,etc...menos líder. Buscam auto-promoção transformando gotas em tempestades, em prol de méritos. Viram o dono da verdade e sabedoria, e acabam ficando surdos ouvindo apenas, "SIM SENHOR". 



   Mas tive a oportunidade de conhecer o contrario, gestor com caráter e perspectiva, que trata com indiferença todos os servidores(administrativo, segurança, AEVP), que ouve suas ideias e faz sua explanação. E no final do processo o resultado é positivo, transformando nosso ambiente de trabalho que já é desgastante em um lugar melhor. 
  



   Ainda precisamos melhorar muito, apesar que em poucos anos termos dados grandes passos, o fato de ainda não termos um concurso interno para gestores ainda nos trás um pouco de profissionais despreparados para ocupar determinados cargos, e ainda ficam amarrados por não serem efetivados , não restando à aceitar ou perder a cadeira.Vou procurar me informar sobre outra secretaria que não possuem seus cargos hierárquicos efetivos pois na Educação, Segurança Publica por meio de concursos são efetivados. 

Tenho um esperança que a proposta de regulamentação da carreira no servidor penitenciário possa trazer mudanças, OFICIAL DE EXECUÇÃO PENAL. E com ela crie-se uma lei orgânica estatal, dando atribuições, criando cargos e suas atribuições. Vale lembrar o pedido do SIFUSPESP em pauta pela criação da lei orgânica durante anos e ainda não atendida.


Afinal, conhece um rei ou tirano?

No final o que importa é o que temos de melhor ! Preservando nossos  valores e caráter , se unindo com o bem, sempre buscando o discernimento. E para os tiranos, compaixão.


MARCOS NETO








3 comentários:

  1. Texto digno de nota!
    Amei e é tudo o que sempre falo e penso!
    Parabéns por esta explanação verdadeira e corajosa...
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho em Osvaldo, aki ta o comentario que vai liberar apenas um 1/3 do estipulado da DEJEP, mal tem zelador.....nem precisa falar se e rei....se esta estipulado e pra fazer meu, o governo libera, secretario libera, coordenador libera, o chefe....e pra acabar...

    ResponderExcluir
  3. CARACA< FALOU TUDO., ÓTIMO ARTIGO. SO NAO COMPARTILHO SENAO O.....

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.