10 setembro 2014

GATE e GIR fará varredura na Penitenciária de Valparaíso em busca de explosivos






Grupo de Intervenção Rápida da Secretaria de Administração Penitenciária não chegou a ter acesso ao interior do prédio

A polícia e agentes da penitenciária de Valparaíso (SP) aguardam a chegada do Gate, especializado em materiais explosivos, para verificar se existem outros explosivos dentro do local. Nesta terça-feira (9), um agente ficou gravemente ferido depois que um artefato foi detonado. Cerca de 30 metros de viação desapareceram de dentro do presídio, o que reforça a tese de que haveriam outras bombas no local.

O Grupo de Intervenção Rápida da Secretaria de Administração Penitenciária estiveram nesta quarta-feira (10) no presídio, não chegou nem a ter acesso ao interior do prédio. Os integrantes fariam a contenção dos presos para que os agentes procurassem mais explosivos nas celas, mas os servidores se recusaram a realizar a varredura sem a presença do Gate. Segundo o comando da PM, o Gate só deve chegar a Valparaíso nesta quinta-feira (11).

Segundo sindicato que representa categoria, as transferências e o banho de sol estão proibidos. Depois da explosão, a autorização para entrada de veículos não oficiais ficou mais rígida.

O caso está sendo considerado, pelos representantes dos agentes, como um atentado. Enquanto a operação não é realizada, a expectativa continua. Alguns parentes de presos permanecem em frente ao presídio aguardando por informações.
Em nota, a Secretaria de Administração penitenciária informou que a Polícia Técnica esteve no presídio fazendo uma perícia, que a situação está controlada e todos os presos estão nas celas.
Entenda o caso
O Grupo Especial foi chamado pela direção da penitenciária depois que um agente foi atingido por uma explosão nesta terça-feira (9). Paulo Tarso Ferreira de Souza, de 48 anos, foi verificar a denuncia de que havia drogas dentro de uma trave na quadra de futebol. Ele serrava a trave quando o artefato explodiu.
Toda ação foi feita sem equipamentos de segurança, mesmo depois de o agente ter detectado a presença de pólvora no local. O agente sofreu ferimentos na barriga e foi socorrido em estado grave à Santa Casa de Araçatuba (SP). Ele passou por uma cirurgia nesta quarta-feira (10).





Por: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.