09 abril 2015

CDP de Limeira começa a ser construído



Ligia Zampar
09/04/2015
00:00

Obra tem previsão de término em 18 meses e vai comportar 847 presos


O CDP (Centro de Detenção Provisória) - unidade para presos que aguardam julgamentos - de Limeira começou a ser construído. Segundo a Secretaria de Administração Pública, a obra teve início no dia 28 de março e tem prazo de 18 meses, previsto no contrato, para ser entregue. A pasta ressaltou, porém, que o tempo de construção pode variar devido a alguns fatores - como clima e ajustes no terreno.

A construção do CDP de Limeira custará R$ 46.648.987,25. A unidade será instalada às margens da Rodovia Luís Ometto (SP-306), que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d'Oeste, e terá capacidade para abrigar 847 presos.

O modelo de CDP (com regime fechado) para a unidade prisional de Limeira foi anunciado em janeiro do ano passado, durante visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao município. À época, o comunicado atendia a reivindicações de prefeitos da região e do Judiciário local, que se posicionaram contrários ao primeiro modelo de presídio anunciado pelo governo estadual, em 2013, que seria um CPP (Centro de Progressão Penitenciária) para presos em regime semiaberto.

Durante o discurso, quando Alckmin também anunciou um "pacote de bondades", como os programas do governo estadual Poupatempo e Bom Prato, o governador destacou a necessidade do CDP para auxiliar a "desafogar" a unidade de Piracicaba. Como o Jornal de Limeira mostrou várias vezes, o CDP da cidade vizinha abriga, em sua maioria, presos de Limeira.

PIRACICABA
Conforme dados da Secretaria de Administração Pública, o CDP de Piracicaba tem capacidade para abrigar 514 presos, mas, atualmente, tem população de 1.750. O JL questionou a pasta sobre o número de presos de Limeira que aguardam a sentença no CDP de Piracicaba, porém, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
O início da construção do CDP de Limeira vem se estendendo desde o ano passado, porque foi necessária a emissão de uma licença ambiental prévia da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para, posteriormente, iniciar o desenvolvimento do material licitatório para a construção da unidade. O governo estadual já tinha iniciado os trâmites burocráticos e judiciais para iniciar a licitação da construção do CPP, ainda em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.