15 junho 2015

Tentativa de Fuga na PII de Presidente Venceslau




       Segundo informações, no dia 14 as 12hs na Penitenciaria 2 de Presidente Venceslau supostamente  três sentenciados  do pavilhão 5(cinco) serraram as grades da cela e  seguiram  agachados pelo patio onde foram vistos pelos servidores que monitoravam e avisaram o GIR que os prontamente os deteve, impedindo a fuga.



/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Matéria jornalistica do Ifronteira:

Câmeras flagram detentos em tentativa de fuga da P2 de Presidente Venceslau

Três presos serraram grades da cela e rastejaram pelas canaletas de esgoto rumo às muralhas, mas foram flagrados pelo sistema de monitoramento, segundo o Sindasp

Do iFronteira
  • Três presos serraram as grades da cela, mas foram flagrados por câmeras durante a tentativa de fuga (Foto: Arquivo/iFronteira)
Clique na imagem para expandir.
Três detentos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau tentaram fugir da unidade prisional, por volta das 12h deste domingo (14). A informação foi divulgada, através de uma nota oficial, pelo Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp-SP).
A nota aponta ainda que os sentenciados “só não tiveram êxito graças ao grande trabalho de monitoramento de TV da unidade e à ação impecável do Grupo de Intervenção Rápida (GIR)”.
Ainda segundo o Sindasp-SP, “a unidade prisional é conhecida por abrigar detentos de alta periculosidade e os principais líderes de uma facção criminosa”. As informações foram passadas por um membro do GIR da unidade ao sindicato. Segundo as informações, “os detentos são da parte superior do raio cinco, da cela 17, onde serraram as grades e alcançaram o piso inferior. Em seguida, rastejaram pelas canaletas do esgoto rumo às muralhas”.
Conforme informações da nota divulgada pelo sindicato, “ao se aproximarem das muralhas foram avistados pelo serviço de monitoramento de TV, que automaticamente acionou o GIR. Os agentes do GIR agiram com rapidez e eficácia para impedir a fuga, e tiveram êxito. Os três sentenciados foram recapturados e tudo permanece normal na unidade”.
As visitas do raio cinco da unidade - onde houve a tentativa de fuga - foram realizadas no sábado (13). Já no domingo (14), apenas os raios dois, quatro e seis receberam visitas, conforme as normas da penitenciária, informou o Sindasp-SP.
Automatização
A P2 de Presidente Venceslau está em pleno processo de automatização. O primeiro raio da unidade já está concluído. A unidade conta com seis raios e os detentos são removidos e distribuídos entre os raios para automatização. A previsão de término da automatização é de quatro meses. De acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a capacidade da unidade é para 1.280 presos, mas atualmente conta com 841.

A unidade prisional também é conhecida pelo excelente trabalho desenvolvido pelo GIR, que atua no local desde 2006, durante a soltura e a tranca do banho de sol, ou em circunstâncias de blitz, motim, rebelião e outras situações em que se torna necessária a ação grupamento.

A automatização da unidade foi requerida ao Sindasp-SP, por um membro do GIR, representante do sindicato na unidade, tendo em vista alguns casos de agressões que ocorreram contra servidores que trabalham na penitenciária.

A proposta foi apresentada ao secretário Lourival Gomes, em janeiro de 2011. Os objetivos foram colocar fim às agressões sofridas pelos agentes de segurança penitenciária (ASPs) e garantir a integridade física dos servidores. A automatização foi anunciada no dia 7 de dezembro de 2012, oportunidade em que a proposta do sindicato foi aprovada.

Outro lado

iFronteira entrou em contato com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, porém, até a publicação desta matéria, não obteve retorno sobre a tentativa de fuga dos detentos da unidade prisional.

Um comentário:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.