02 novembro 2016

Agentes penitenciários do DF suspendem greve




A suspensão, segundo o sindicato dos agentes, foi uma sinalização de boa vontade às promessas do GDF. Greve pode ser retomada



Em assembleia realizada nesta quarta-feira (2/11), o Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen-DF) decidiu suspender a greve que ocorria desde o último dia 10 de outubro.

Segundo os sindicalistas, foi uma “demonstração de boa vontade” do movimento com algumas promessas feitas pelo GDF. Entre elas, ficou acertado que o governo vai enviar à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), até sexta-feira (4/11), projeto de lei que reestrutura a carreira. Além disso, será produzido um relatório de insalubridade do trabalho dos agentes até o próximo dia 10/11.

“Caso essas promessas não sejam cumpridas, iremos retomar a greve imediatamente. Isso também foi decidido na assembleia”, alertou o vice-presidente do Sindpen, Cleber Virginio.

Reajuste continua sendo negociado
A suspensão da greve ocorreu mesmo sem o GDF se comprometer com uma das principais reivindicações dos agentes, que era um reajuste de aproximadamente 16% no salário.

Segundo os sindicalistas, esse é um compromisso que havia sido acordado com o governo anterior, de Agnelo Queiroz, em 2013, e envolvia aumentos anuais até 2015 — o que não ocorreu no ano passado.

“Vamos continuar negociando esse tema com o governo. Não abandonamos a pauta, apenas fizemos uma sinalização de boa vontade”, afirmou Virginio. Os sindicalistas afirmaram que voltarão à normalidade a partir desta quinta-feira (3/11).

Histórico do movimento
O movimento da categoria começou no dia 10/10 e, segundo a Secretaria de Segurança Pública, foi considerado ilegal pela Justiça. Em caso de desrespeito, a multa diária podia chegar a R$ 100 mil. O presidente do Sindpen-DF, Leandro Allan, disse, na época, que a entidade iria recorrer ao Judiciário.


A greve, desde então, trouxe reflexos para o dia a dia das penitenciárias, sobretudo a Papuda. Na manhã desta terça-feira (2/11), os parentes dos detentos foram impedidos de fazer visitasque haviam sido confirmadas no dia anterior pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe). Foi alegada “falta de efetivo” para que houvesse visitação.

Em outro caso, na terça-feira (25/10) da semana passada, 95 presos de alta periculosidade, que estavam no Departamento de Polícia Especializada (DPE), deveriam ter sido transferidos para a Papuda, onde agentes penitenciários e Polícia Civil se negaram a recebê-los. O comboio, porém, furou o bloqueio e a transferência foi efetivada.

Visitas serão retomadas
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social informou na tarde desta quarta-feira (2/11) que as visitas à Papuda serão retomadas na sexta-feira (4/11). Os parentes de presos estiveram impedidos de visitá-los durante todo o dia de hoje.

Segundo comunicou a Secretaria, nesta quinta-feira (3/11) serão feitas as agendas para repor as visitas suspensas durante o feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.