28 dezembro 2016

Presídio em Franco da Rocha tem fuga de 27 presos, dias após SAP negar pedido de sindicato

Presos se rebelam no manicômio de Franco da Rocha e 55 internos fogem


___________________________________________________________

Com o cenário de mega fugas registradas no sistema prisional o SINDESPE encaminhou ofício ao secretário pedindo que estudasse a viabilidade de implantação de AEVP nos regimes de semi-aberto. 

Segundo titular da pasta:

"Alegou que a constituição vigente inviabiliza por considerar o regime semiaberto necessariamente ter sua segurança abrandada para que possibilite ao preso uma oportunidade de readaptação ao convívio social." [sic]- Fonte Sindespe


Porventura, em alusão a matéria do Estadão, não é fuga e sim evasão, mas preso é preso. Marcelo A.   Confira a matéria do SINDESPE, CLIQUE AQUI.
____________________________________________________________________________

O Estado de S.Paulo

27 Dezembro 2016 | 11h15

SÃO PAULO - Vinte e sete presos que estavam no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, fugiram na madrugada desta terça-feira, 27. Eles não obtiveram o benefício da saída temporária de natal e ano novo e, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), serraram grades e conseguiram pular o muro da unidade de semiaberto. Ao menos 11 já foram recapturados até às 11h45 desta terça. Os presos que forem recapturados devem regredir ao regime fechado.

A Polícia e a Guarda Civil local buscam os outros 18 foragidos. As unidades de regime semiaberto não possuem vigilância armada nem são cercadas por muralhas. Os presos neste regime podem sair para trabalhar e estudar externamente, com autorização judicial.

Em outubro deste ano houve outra fuga na mesma cidade, quando presos se rebelaram e 55 escaparam do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha, o antigo Manicômio Judiciário. Foi a maior rebelião e a maior fuga da história do manicômio, inaugurado em 1933.

Adicione e acompanhe o Blog no Facebook: www.facebook.com/blogdosagentes


2 comentários:

  1. Enquanto não acordarem que por mais que sejam criminosos em estado de reducando e em processo de readaptação ainda são presos sob custodia do estado...
    Se a cabeça não pensa o corpo padece.
    Uma vergonha acontecer isso sendo que todos pedem AEVPs em todos os lugares onde se tem preso seja qual for a situação dele e o governo nada faz...

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.