15 abril 2017

SIFUSPESP cobra urgência em cronograma de nomeações para SAP

Governo de São Paulo publicou 1.049 nomeações nesta sexta-feira, mas número é insuficiente para cobrir déficit do sistema prisional

O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 14/04, no Diário Oficial do Estado, a nomeação de 1.049 novos servidores do sistema prisional. Fazem parte da lista 675 agentes de segurança penitenciária(ASPs) masculinos, 75 ASPs femininos e 299 agentes de escolta e vigilância penitenciária(AEVPs). Os novos servidores foram aprovados nos concursos de 2013 e 2014, da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, esse número é insuficiente para cobrir o déficit do sistema prisional. Jabá também diz que o governo paulista precisa definir com urgência um cronograma de contratações para o sistema prisional. “Essa organização pode ser benéfica para os candidatos e para todo o sistema, porque o futuro servidor espera anos sem ter noção de quando será convocado e, enquanto isso, o déficit da SAP aumenta, causando insegurança a quem já trabalha em contato com os presos”, afirma.

Em março, o presidente do SIFUSPESP participou de um ato na Assembleia Legislativa do Estado ao lado de outros servidores cobrando o cronograma da SAP. A demanda ganhou apoio do deputado estadual Alencar Santana Braga(PT), que cobrou transparência da SAP na divulgação das contratações por meio de uma indicação.

No documento oficial, o parlamentar alegou que a ausência de um cronograma de contratações causa grande transtorno aos funcionários públicos em atividade devido à crise que o sistema prisional atravessa, sobretudo devido à superlotação das unidades e à violência que atinge os agentes penitenciários, cada vez em menor número.

Fábio Jabá lembra que a SAP perde cerca de 3 mil servidores por ano devido a aposentadorias, licenças e outros motivos de saída do quadro funcional da pasta, o que eleva ainda mais o déficit e torna o número de nomeações feitas nesta sexta-feira obsoleto diante das necessidades do sistema, em meio a uma crise sem precedentes que leva a agressões de servidores, rebeliões e destruição de unidades prisionais,

Por outro lado, a falta de transparência causa angústia na categoria, que não tem ideia do andamento do processo de contratação e fica à mercê das publicações da SAP no Diário Oficial.

Diante desse cenário, o presidente do SIFUSPESP se comprometeu a atuar ao lado da nova diretoria do sindicato no sentido de aumentar a assistência aos concursados que aguardam pela chamada da SAP, inclusive como forma de aumentar a pressão sobre a secretaria e garantir, assim, a aprovação de um cronograma de contratações e transparência no processo do concurso público.

Fonte: Sifuspesp

5 comentários:

  1. Faz 3 anos que estou na SAP e ja estou com projetos para mudar para outra Secretaria, pois somente quando entramos sentimos o descaso por parte do Secretário da Sap e pelo Estado e Sindicatos!!

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE, ESTOU CHEGANDO AGORA NA SAP, VENHO DA INICIATIVA PRIVADA, PRESTEI O CONCURSO DE 2014, DE LÁ PRA CÁ, CONTANDO OS TRÊS DISSÍDIOS TIVEMOS 28% DE REAJUSTE NA CATEGORIA DOS COMERCIÁRIOS. ACOMPANHANDO OS BLOGS DEDICADOS AOS AGENTES, VERIFICO QUE NÃO VEJO NENHUM LÍDER SINDICAL EMPENHADO NA LUTA PELO AJUSTE SALARIAL DA CATEGORIA, SENDO DIREITO CONSTITUCIONAL PREJUDICADO NA SUA ESSÊNCIA. NÃO ENTENDO ISTO...SINCERAMENTE NÃO ENTENDO.......SINCERAMENTE NÃO SEI SE COMPENSA MAIS.....

    ResponderExcluir
  3. Tem sim companheiro: o CANTORFO.(esse é bom kkkk) Até canta as mazelas do ASP "pedindo pão...vive sempre a chorar!"
    Vide o vídeo kkk

    ResponderExcluir
  4. Fabio Jaba esta de parabens pela luta e apoio aos concursados do concurso asp 2014.

    ResponderExcluir
  5. Que tal também cobrar urgência na devolução do imposto sindical?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.