04 outubro 2017

Temer diz a sindicatos que nova contribuição sai em 15 dias, "explicado o silêncio dos pelegos"



O porcentual de desconto salarial será estabelecido em assembleia, que deverá contar com pelo menos 10% dos trabalhadores daquela empresa



Temer recebe representantes de sindicatos no Palácio (Beto Barata/PR)

O presidente Michel Temer recebeu ontem representantes da Força Sindical para discutir a criação de uma fonte de financiamento para as entidades sindicais. A nova contribuição substituirá o imposto sindical, que será extinto a partir de novembro, quando entra em vigor a reforma trabalhista.

Segundo o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna, o presidente disse que a regulamentação da cobrança sairá em 15 dias. “Ele [Temer] afirmou que enviará um projeto de lei ao Congresso detalhando a contribuição.”



Na reunião, a Força Sindical apresentou a proposta de criação da contribuição de negociação coletiva, que seria cobrada de todos os trabalhadores daquela categoria profissional, independentemente de serem sindicalizados ou não.

O porcentual de desconto salarial será estabelecido em assembleia, que deverá contar com pelo menos 10% dos trabalhadores daquela empresa. Para facilitar a participação do funcionário, as entidades deverão realizar assembleias nos locais de trabalho, não apenas nos sindicatos.

Segundo Juruna, a tendência é que seja estipulado um porcentual de 1% do salário do funcionário como contribuição negocial. “Mas tudo vai depender do que for aprovado em assembleia.”

O valor arrecadado será distribuído entre várias esferas: 60% com sindicatos, 15% para a federação, 5% para a confederação, 10% para a central sindical e 10% para o Ministério do Trabalho;

Juruna afirma que a cobrança vai acabar com uma situação irregular, que são os sindicatos que não negociam a convenção coletiva dos trabalhadores. “Há cerca de 3.000 sindicatos que não fizeram nenhuma negociação no último ano.”

Se a contribuição negocial não sair, a saída será regulamentar contribuição assistencial, que perdeu efetividade em março deste ano quando o Supremo Tribunal Federal entendeu que ela não pode ser cobrada de não sindicalizados. As entidades defendem uma contribuição que possa ser cobrada de todos os trabalhadores.

Fonte: Veja

8 comentários:

  1. BANDIDOS!!!! BANDIDOS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. MALDITOS PELEGOS...SANGUE SUGAS,,,,NAO PLEITEIA NADA PARA AS CATEGORIAS A MAIS 3 ANOS SEM UM CENTAVO DE AUMENTO...AINDA QUER TIRAR PEDAÇO DO PAO DOS TRABALHADORES.......MALDITOS SINDICATOS...NAO VALEM NADA PARA A CATEGORIAS.

    ResponderExcluir
  3. Digo mais perderemos a estabilidade . Quero meu FGTS. Enquanto esses vagabundos dos sindicatos espera um novo modo de nós roubar o governo vida no senado a perda sa estabilidade que é nossa única defesa contra esse governo sem vergonha. Vou esperar esses líderes sindicais vir na minha unidade e aí dar o que merecem. Vou ver somente o tipo de calibre.

    ResponderExcluir
  4. Esses "pelegos" só vivem na base do acordo com o patrão..não nos representa como devia representar, isso explica o silêncio por mais de 3 anos sem reajustes e nenhuma conquista para a categoria, enquanto isso, o salário a cada ano que passa perde seu valor, nem o que é de direito (constitucional) eles respeitam, a reposição

    ResponderExcluir
  5. Caro colega, anônimo 04 de outubro 13:23,vejo que pleiteia sim, mas só seus interesses, creio que aprendeu com a maioria da nossa classe, ou seja cada um só vê seu lado, o que e bom para cada um no singular, nunca no coletivo, ou seja só quer fazer mais dejeps possível, o melhor lugar para trabalhar, de preferência galhada, e arrumar um carguinho de diretor a qualquer custo para se encostar, arrumando lagartos puxa-saco para fazerem o seu serviço, etc, enquanto isso os patrões dão risadas de nos, pois sabem que nunca teremos união para reivindicar o justo, e a justiça para nos todos, e assim, vamo, que vamo para mais um dia.

    ResponderExcluir
  6. vou criar um sindicato pra ganhar dinheiro, se for pra ferrar pobre, sempre tem apoio dos desgovernos.

    ResponderExcluir
  7. Bando de chupins!!!Vagabundos não fazem nada por nós e ainda tem coragem de lutar para tirar nosso dinheiro

    ResponderExcluir
  8. não adianta reclamar!!! a vaca já esta indo para o brejo faz tempo com estes sindicatos onde coloca só areia nos olhos de quem paga a luxuria deles "sindicatos", deveria acabar com estes sindicatos e fazerem eles voltarem a roda chave de novo no fundo das cadeias que estão com defecit de funça bando de vagabundo

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.