10 novembro 2017

Polícia suspende negociação com presos em rebelião na Penitenciária de Cascavel




Rebelião começou às 15h30 de quinta-feira (9); dois agentes penitenciários são mantidos reféns.





Por G1 PR, Curitiba

10/11/2017 18h17 Atualizado há menos de 1 minuto




Rebelião começou às 15h30 de quinta-feira (9) (Foto: Roberto Porto/RPC Cascavel)



A Polícia Militar (PM) informou que suspendeu as negociações com os presos na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), na região oeste do Paraná, no final da tarde desta sexta-feira (10). Centenas de detentos estão rebelados no local, desde as 15h30 de quinta-feira (9).


Na manhã desta sexta-feira, o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) informou que dois presos foram mortos na rebelião. Já no início da noite, o diretor do Depen, Luiz Cartaxo, corrigiu a informação, e disse que apenas uma morte foi confirmada.

Dois agentes penitenciários são mantidos reféns. Segundo o coronel da PM, Washington Lee, os presos não cumpriram as exigências propostas até o momento.

"Nós vamos dar um tempo, porque foram muitos altos e baixos. Sempre, a Polícia Militar cumpriu o seu papel com o que foi prometido", afirmou.

A polícia informou ainda que foi suspenso o abastecimento de água, eletricidade e alimentação na PEC. De acordo com o coronel, as negociações devem ser retomadas às 6h de sábado (11).

O coronel informou que a liberação dos reféns é o principal objetivo.



"Vamos ver até onde eles vão querer conversar", disse.




No início da manhã desta sexta-feira, a PM chegou a dizer que a negociação estava prestes a ser concluída, mas pouco tempo depois afirmou que os detentos não cumpriram o acordo e que, por isso, as negociações recomeçaram.



Área em frente à Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) continua isolada pela polícia (Foto: Anna Flávia Nunes/RPC)



O Sindicato dos Agentes Penitenciários informou que a rebelião começou no solário da penitenciária. Os presos que estavam no local escalaram a parede e acessaram o telhado. Desde então, eles não saíram mais do local.


Em reunião nesta sexta-feira, a comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cascavel levantou que os rebelados reclamam da queda na qualidade dos alimentos servidos e do tratamento dado às visitas. Os detentos, aponta o representante dos advgoados, Marcelo Navarro, exigem ainda a transferência de três agentes penitenciários.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), a PEC foi projetada para receber 1.160 presos, mas atualmente abriga 980.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.