10 dezembro 2017

Tentativa de fuga e rebelião com reféns na Penitenciária de Valparaíso




Cinco detentos da penitenciária de Valparaíso (a 44 km de Araçatuba) fizeram uma rebelião na tarde deste domingo (10), logo após o término do horário de visitas. Quatro funcionários ficaram reféns, ameaçados com "espetos".

A ação durou menos de uma hora e terminou com todos os rebelados detidos e os reféns liberados. Ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe o que motivou rebelião.

Houve tentativa de fuga com um caminhão da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) usado para transporte de alimentos. Com o veículo, os rebelados derrubaram portões e, quando chegaram na portaria, foram contidos por policiais militares.

MOBILIZAÇÃO
Mais de 50 PMs de toda a região foram mobilizados logo após a corporação ser informada da rebelião, por volta das 17h15. O helicóptero Águia de Araçatuba também participou.

O GIR (Grupo de Intervenção Rápida), da SAP, responsável pela atuação de segurança dentro da unidade, foi acionado. Uma blitz, com revista em todas as celas, deve ser realizada nesta segunda-feira (11).

SUPERLOTAÇÃO
A penitenciária de Valparaíso tem capacidade para 873 presos, mas atualmente está com mais de 1,8 mil. A última movimentação irregular de presos em Valparaíso havia acontecido em fevereiro desde ano, quando se recusaram a voltar para as celas após o horário de visitas, também em um domingo. Houve tumulto no mesmo dia em Lavínia, mas logo ambos os presídios voltaram à normalidade. (Colaborou José Marcos Taveira)


Fonte: http://www.folhadaregiao.com.br/regi%C3%A3o/presos-da-penitenci%C3%A1ria-de-valpara%C3%ADso-iniciam-rebeli%C3%A3o-com-ref%C3%A9ns-1.378362

Fotos que circulam nas redes sociais:





2 comentários:

  1. Penit. de Valparaíso
    Coordenadoria da Região Oeste
    Endereço: Estrada Municipal VPS 012/VPS 351 Km 2 - Bairro Valdevino Souza Pacheco
    CEP: 16880-000 - Valparaíso - SP
    E-mail: pevalparaiso@pvalp.sap.sp.gov.br
    Fone: (18) 3401-2200 Fax: (18) 3401-2200 r 122
    População prisional - data: 04/dez

    Capacidade: 873 População: 2203
    Ficha Técnica
    Área construida: 12.438,36 m²
    Data de inauguração: 28/09/1998
    Regime: fechado

    ResponderExcluir
  2. Isso não é superlotação, é HIPERLOTAÇÃO!
    O desgoverno de SP vive de exposições pagando de melhor sistema penitenciário nacional mas faz MUITO POUCO pra criar novas vagas!
    Muito aquém da necessidade.
    #empatalpt

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.