08 março 2018

Cargo de Comando(Diretor) deveria ser por Concurso Interno ?





 Os cargos de comando das unidades prisionais deveriam ser ocupados através de seleção por concurso interno ? 

Resultado de imagem para ideia


Atualmente ocorre por nomeação, cargo de confiança, adotados critérios básicos para assumir o cargo. Por meio de concursos internos, haveria um processo seletivo aberto para a categoria,  os melhores preparados seriam aprovados, comprovando títulos(nível superior específico), para assumir o comando das unidades. Os concursos já acontecem na Educação, Polícia Civil o delegado, cargo de comando, é concurso, não interno. Na PM, oficiais, sargentos passam no concurso interno e específicos do cargo, caso do oficial é vestibular para ingressar na academia. 


O deputado da Carlos Gianazzi outrora enviou um projeto a ALESP , o assunto abafou e não se comenta do tal projeto, nem entidades representativas manifestaram sua opinião sobre o assunto.  Ressalto, alguns Estados já adotam o concurso como critério. Os sindicatos poderiam fazer uma pesquisa sobre o tema, de bom alvitre inciada no blog.


Comente, pode ser anônimo: Você concordaria com a proposta de concurso interno para concurso de comando( direção das unidades) ?  SIM ou Não

68 comentários:

  1. Respostas
    1. Ah vao trabalhar....
      Primeiro que cargo de comando tem que ter experiência na área.
      Outra que a intelectualidade pra passar na prova também não indica competência pra ocupar um cargo de comando.
      Sabiam que os cargos de Supervisor, Diretor Técnico III são pertencentes à Lei 1080/08, dos Oficiais Administrativos? Esses cargos poderiam é ser privativos deles. Isso sim. Pra acabar com essa briga de ASP em diretoria meio, ar condicionado. Somos ASP pra ficar dentro da cadeia e ponto. Nossos cargos de comando são de chefe de turno, portaria e inclusão e ponto.

      Excluir
    2. Eu não gosto de criticar os comentarios alheios mas hoje li muitos sem um pingo de noção.
      Deveria ser concurso pra dar segurança a quem ocupa o cargo e ponto final.
      E esperiencia se adquiri sendo substituto, não necessariamente trabalhando uma vida dentro da cadeia.
      Me diz ai, pra ser Magistrado, Promotor de Justiça, Delegado, enfim, qualquer carreira dessas ligadas a justiça ou a segurança, onde você ganhg experiência? Sendo substituto.
      Tenente da PM? Precisa ser praça? Não, faz o Barro Branco e vai adquirir experiência na rua.
      Porque na Sap tem que ser diferente???
      Você precisa seguir o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis, Lei de Execução Penal e por último o Rip.
      Qual a dificuldade de entender isso.
      Mas.......
      No comissionado pode esquecer as leis e faz apenas o que o patrão manda. Tá tudo certo.

      Excluir
  2. com toda certeza do mundo deveria ser por concurso, existem varios que não servem nem pra fazer o Ó .

    ResponderExcluir
  3. Concordo com ressalvas.
    Assunto complexo e merece estudos

    ResponderExcluir
  4. Pessoas mais estudadas no comando dará mais respeito a categoria. Fomentaria estudo e daria alento para o agente subir de salário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...alento para o agente subir de salário." O q tem a ver uma coisa à outra?

      Excluir
  5. Pessoas não muito confiaveis poderiam assumir o cargo por inteligencia superior a gente honesta,ia ser u desastre só, iria ter muita oposição e a unidade seria uma bagunça, por que Asp pensa como guarda,bicho burro, só fala besteira e não entende nada de gestão.tem que ser cargo de confiança mesmo,sendo assim os pião já são eliminados e assim os melhores se sobresaem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não sabe o que tá falando, vc deve ser asp de administração, que não cai pra dentro, e vive de puxar o saco pra ficar de boa no ar condicionado.

      Excluir
    2. Anônimo 8 de março de 2018 14:42

      Concurso interno com tempo determinado. Isso é aberração. Ou é concurso interno para ocupar o cargo ou continua do jeito que está. Ora!!

      Excluir
  6. Se for concursados não tem como tirar ja vi muitos chefes problemáticos que graças à Deus foram substituídos e se fossem concursados???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta colocar validade do cargo de 2 ou 4 anos.
      Se for bom passa no outro concurso. Se tiver gente mais preparado passa na frente no concurso.

      Excluir
  7. Para tudo na vida deve haver critérios para avaliar a capacidade de merecimento para o objetivo a ser conquistado e não colocar o cidadão em um cargo de direçao porque o cidadão é mais bonito ou amigo dos amigos.

    ResponderExcluir
  8. Claro! Cargo efetivo dá segurança para tomar decisões corretas, exemplo do delegado, raramente vai ouvir denúncias de abuso e inobservância da lei.

    Comissionamento ou confiança cumpre ou ta fora.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Só ver o caso da educação, lá tem diretor concursado (professor com x anos de experiência em sala de aula que só assim está apto a prestar o concurso INTERNO para diretor) e diretor designado (qualquer zé ruela, quanto mais puxa saco das pessoas "certas" e incompetente for, melhor). Pois bem, é público e notório que escola com diretor concursado a coisa anda e a escola é boa, pois tem diretor lá que chegou onde chegou com os próprios pés, não precisou de ajuda, não faz favor, não abraça oq não é seu, apenas faz muito bem o seu trabalho. Agora vai em escola com diretor designado.. é triste de ver... escola largada, nada é feito pq a criatura tem medo até de respirar e perder o seu precioso carguinho, a mesma coisa que ocorre em QUALQUER cadeia! E dou exemplos, pegue as escolas que se dão bem no saresp, que recebem bônus frequentemente, vc vai ver e por acaso o diretor é efetivo assim como boa parte dos professores!!! Que coisa, ein??? Não fazer isso na SAP é ser OMI*&%%, é contra o interesse coletivo e, por fim, isso é correr c*&%$$!

      Excluir
  10. Toda secretaria é menos uma

    ResponderExcluir
  11. Caraca deixa minha boquinha em paz

    ResponderExcluir
  12. Sim, porém com tempo determinado

    ResponderExcluir
  13. Absolutamente contra. Não há possibilidade de dar certo

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente se isso fosse a frente, atingiria interesse de muita gente poderosa, ligadas aos políticos e a maçonaria,nossa classe sindical, só faz passar o tempo pra continuar mamando nas contribuições, ninguém faz nada pela categoria, só areia nos nossos olhos, poderíamos fundir os 3 sindicatos em 1 só, e decretar greve geral no sistema prisional Paulista, para tudo, aí teríamos nossas reinvendicacoes atendidas, como não nos unimos, entra vamos viver sempre chorando as pitangas,
    Tá na hora de cada ASP e Aevp pensarem iguais, e se unirem em prol da categoria .
    Juízes fazem greve e param o sistema judiciário, aí chega tudo pra eles, outras categorias essenciais também param como a receita federal, aí chega tudo pra eles.
    Só nossa categoria que vive enganada é desunida.
    Vamos lutar, pela categoria, por condições melhores, salários melhores, e diretores melhores mais preparados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comissao mais facil colocar essa pessoas?

      Excluir
    2. união entre nossa categoria???? NUNCA VAI TER!

      Excluir
  15. Sim. Aprovo ideia por tempo determinado. Meu diretor comete equivocos na interpretação da lei, nao aconteceria com alguem qualificado

    ResponderExcluir
  16. A polícia civil é um exemplo. Delegado manda mmuito. Salario razoável. E a instituição jogada às traças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sap exemplo?
      Qtos asps se ferraram na greve
      Aposto q policias nao passam o mesmo. Delegado nao perde o cargo. Educação funciona muito bem pra conhecimento

      Excluir
    2. Anônimo 8 de março de 2018 14:46
      O amigo disse que a educação funciona muito bem...
      Esqueceu-se de citar em qual pais.

      Excluir
  17. Ao meu ver deveria ser um misto de pré requisitos somados à concurso interno. Somente concurso interno privilegiaria os mais inteligentes, que não significam ser os mais capacitados e experientes para uma função tão complexa. Tem guarda que é mais burro que uma porta....mas domina um pavilhão como ninguém...assim como está cheio de CDF que não dá conta de trocar idéia com o malandro e apaziguar uma situação.

    Tipo: para DG experiência minima de 10 anos no cargo de Asp somado a passagens por 5 anos como Supervisor ou Diretor de Centro de Segurança e Disciplina, além de ter experiência como Dg substituto e etc...
    Para Dir. Disciplina no mínimo 6 anos de Asp e pelo menos 3 como Dir. Núcleo e por aí vai.

    Se o servidor tiver esses pré requisitos, está apto a prestar concurso interno para o Cargo Comissionado pretendido, ou seja, tem que ter experiência de fato e passar em concurso interno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So daria certo se houvesse uma hierarquia, como não há, melhor ficar como está. Primeiro,aprovem a pec da policia penal,depois pensem nisso. Não adianta nada exigir isso tudo e depois votar no psdb ....

      Excluir
    2. O melhor comentário ate agora . Mto sensato !!! Parabéns !

      Excluir
    3. Sinônimo de cargo comissionado = livre nomeação e exoneração

      De onde tiraram a ideia de concurso - ainda que interno - para cargo comissionado?

      Amigos, não percamos tempo.

      Excluir
    4. Parabéns,até que enfim alguem falando serio do assunto!

      Excluir
  18. Sim... Só o que vejo são os tal "Deretores" fazendo política para se manterem em seus cargos, vale até negociar com o ladrão, não estão nem aí pras mazelas do sistema.

    ResponderExcluir
  19. com toda certeza, deve ser por capacidade não por puxa saquismo, um delegado estuda para ser o que é, um oficial da pm estuda para ser o que é, e na SAP deve seguir o mesmo caminho, agora se a pessoa acha errado por poder entrar alguém que seja bom para ele e só estudar e conseguir sua vaga.

    ResponderExcluir
  20. Impossível para DG, pois tem que ser gente de confiança do secretário e coordenador, além disso, nunca é qualquer um, pois há os requisitos impostos na lei de execução e na lei 959 (curso superior especifico, mínimo de 5 anos de experiência, etc) além da lei e decreto da "ficha limpa" e o cara querer... Já é uma espécie de concurso, há pouquissimos servidores da SAP que reúnem tais requisitos e que queiram, pois o salário é muito baixo para o padrão de vida e segurança que o DG será obrigado a ter... Os asps muitas vezes fazem aquilo que acham certo segundo a sua interpretação, já o DG perderá essa liberdade, deverá executar as ordens superiores e a lei, e punir os abusos e os excessos, não podendo ser omisso, pois sendo o dirigente maior, acobertar abusos é crime mais grave que o próprio abuso. Já para os demais cargos poderia haver um concurso interno em âmbito estadual, com a elaboração de uma lista classificatoria mediante títulos e prova, aí sim melhoraria muito a SAP, pois evitaria alguns chefes de turno, portaria, e inclusão alcoolatras analfabetos e outros sem qualquer capacidade de liderança, bem como alguns diretores de centro sem qualquer capacidade de gestão, que só ficam jogando um turno contra o outro ou os turnos contra os diaristas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com seu posicionamento a respeito dos critérios para escolha de DG. Contudo, descordo que para outras diretorias fossem adotados outros critérios. Devem ser adotados os mesmos critérios para a escolha de DG.

      Excluir
  21. Poderia ser usado o mesmo criterio usado na Noroeste. Aqui, a primeira exigencia eh ser masson.

    ResponderExcluir
  22. Sim! Já passou da hora da secretaria se atualizar e mudar para uma avaliação escrita interna, com títulos e exigência de nível superior para ocupar um cargo de diretor. Vemos na maioria das unidades, puxa-saco que ordenham para garantir suas regalias. Não possuem perfil, conhecimentos, deixando o sistema ainda mais retrógrado.

    ResponderExcluir
  23. Eu não gosto de criticar os comentarios alheios mas hoje li muitos sem um pingo de noção.
    Deveria ser concurso pra dar segurança a quem ocupa o cargo e ponto final.
    E esperiencia se adquiri sendo substituto, não necessariamente trabalhando uma vida dentro da cadeia.
    Me diz ai, pra ser Magistrado, Promotor de Justiça, Delegado, enfim, qualquer carreira dessas ligadas a justiça ou a segurança, onde você ganhg experiência? Sendo substituto.
    Tenente da PM? Precisa ser praça? Não, faz o Barro Branco e vai adquirir experiência na rua.
    Porque na Sap tem que ser diferente???
    Você precisa seguir o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis, Lei de Execução Penal e por último o Rip.
    Qual a dificuldade de entender isso.
    Mas.......
    No comissionado pode esquecer as leis e faz apenas o que o patrão manda. Tá tudo certo.

    ResponderExcluir
  24. Poderia haver uma mescla de concurso interno mais o quesito confiança, faz-se uma seleção, exemplo dos 10 ou 05 melhores escolhe 02, Dg e Sub.
    Alias isso deveria acontecer até para os diretores de departamento tb, assim não estariam expostos a ordem absurdas que hj acontece.

    ResponderExcluir
  25. Ah vao trabalhar....
    Primeiro que cargo de comando tem que ter experiência na área.
    Outra que a intelectualidade pra passar na prova também não indica competência pra ocupar um cargo de comando.
    Sabiam que os cargos de Supervisor, Diretor Técnico III são pertencentes à Lei 1080/08, dos Oficiais Administrativos? Esses cargos poderiam é ser privativos deles. Isso sim. Pra acabar com essa briga de ASP em diretoria meio, ar condicionado. Somos ASP pra ficar dentro da cadeia e ponto. Nossos cargos de comando são de chefe de turno, portaria e inclusão e ponto.

    ResponderExcluir
  26. Tenho 22 anos no sistema e ao menos tive uns 18 diretores entre DG e Disc. TODOS, EU DISSE TODOS INCOMPETENTES com cargos arranjados então é SIM para concurso.!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. ""CURSO SUPERIOR"",,,,AHHHH CONTA OUTRA.
    CURSO SUPERIOR A DISTÂNCIA??? ALIÁS UNS BEM DISTANTES, BEM DISTANTES MESMO.

    ResponderExcluir
  28. Deveria sim ser por votação.
    Cada interessado que se inscreva para determinado Cargo de Diretor e os demais votam, com duração de 2 anos.
    Chega desses privilégios e penduricalhos chega de ser um mero borra botas.

    ResponderExcluir
  29. CURSO SUPERIOR,,KKKKKKKKKKKKK.
    É PRA CAIR O........ DA B........

    ResponderExcluir
  30. Sim. Na minha unidade tem diretor de plantão que nem sabe escrever direito, e o diretor de divisão, dizem as más línguas, nem tem o ensino médio completo

    ResponderExcluir
  31. Eu nunca entendi o motivo pelo qual há 2 cargos para a mesma função?
    Diretor de Saúde e Reintegração e Diretor de Saúde.
    Deve ser somente para acumular salário.

    ResponderExcluir
  32. Bom esta seria uma grande resposta de justiça para todos nós , concurso interno JÁ , não só para Diretoria Geral como para as outras Diretorias existentes no Sistema Prisional , independente do cargo que ocupa seja : Oficial , Asp ou Aevp .

    ResponderExcluir
  33. Essa é uma questão muito simples . Deveria ser igual aos CIPEIROS. Primeiro haveria votação, após os escolhidos . Porém por necessidade da unidade poderia ser substituído quando não corresponder aos requisitos exigidos ao cargo ou o término do período de dois anos. Minha opinião ainda pode ser aperfeiçoada com ideias melhores . Mas já foi um bom começo...

    ResponderExcluir
  34. Concordo plenamente deve ser por mérito títulos ou concurso.

    ResponderExcluir
  35. COM CERTEZA JA ERA PRA TER ACONTECIDO ISSO HA MUITO TEMPO, POIS TEM MUIOS CHEFES DE PLANTAO QUE NAO TEM AS MINIMAS CONDICOES E EXERCER A FUNCAO IGNORANTES NAO SABE DELEGAR UMA TAREFA E ALEM DISSO, NAO RESPEIA O SUBORDINADO, ACHO QUE JA PASSOU A HORA DE TER UM CONCURSO INTERNO E TBM NA PARTE PSCOLOGIA PRA SEREM CHEFES DE PANTAO OU DIRETORES DE PLANTAO , VAMOS LUTAR POR ISSO E TIRAR OS INCOMPETENTES E DESPREPARADOS

    ResponderExcluir
  36. Cargo de diretoria deveria ser por meritocracia e não por outros motivos(Ser puxa saco,Bajulador,ser desleal com o colega de trabalho) como o que acontece aqui no Cd Pont*l onde os diretores de turno dormem na enfermaria e nunca aparecem na radi-l e deixam os funcionários sairem mais cedo para fazer bico e depois pagar as horas depois dentro do carro escutando som ,mexendo no celular e cade o DG da unidade para ver isso?Alias este dias os que foram indicados para fazer curso de chefia são os piores ,os que ficam dormindo na gaiola e nunca fazem nada ,mas são amigos do Rei,eu só espero que a coordenadoria da Nor&*)te tome providência quanto estes que querem dominar no poder o ocultam as coisas erradas desta unidade

    ResponderExcluir

  37. O puxa-&*(o e o cagueta vão fazer o quê se for por concurso? Tem dns tirando uns dia na chefia sem nunca sequer ter feito uma escoltinha básica... Capacidade?!?! Onde?!?! Diretores = Pseudo Asp's Contam estórias das quais nunca participaram...

    ResponderExcluir
  38. Deus livre os guardas se tivesse concursado uma diretoria igual a que estava no comando do cdp de taiuva. Onde eles só pensavam em ferrar funcionário,maltratar humilhar e se achavam donos da cadeia fora que não cumpriam bem com seus horários. Chegava e saia da cadeia a hora que queria. E muitas coisas mais que está sendo investigados. Botinha... Joãozinho... Rodolfinho... Japoneisinho tchauuuuuu nunca mais...

    ResponderExcluir
  39. Lendo os comentários postados, chego à conclusão que: Muitos odeiam qualquer pessoa que assine como DG, independente de quem seja. Outros dizem que o cargo por concurso daria mais segurança jurídica para o DG tomas decisões, pois estaria livre de pressões e etc. No caso de concurso interno, nada mais é do que vitaliciedade no cargo de DG. Só isso!
    Pensem. Realmente essa seria a solução para os infinitos problemas de gestão do sistema prisional ?

    ResponderExcluir
  40. Deveria sim, mas antes de criticarmos cada deveria primeiro fazer sua parte e nao sobrecarregar o colega, pensem nisso.

    ResponderExcluir
  41. Concordo plenamente: #concurso já, e penso que já é hora também de ministros do supremo e demais cargos serem por eleição do povo, tem que acabar esse negócio de favorecimentos por ser de mesma fé ou ideologia. # concurso já¨.

    ResponderExcluir
  42. Se fosse concurso interno o Diretor do Cdp de Riolandia nunca ia estar lá no comando

    ResponderExcluir
  43. Sim concurso interno tanto para DG assim como tbem para diretorias de setores tais como disciplina e escolta

    ResponderExcluir
  44. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

  45. No c*& icem , colocaram um D), que não mora na casa funcional, construída para que se tiver algum BO, ele está perto, ele chega cedo e vai embora de noite, o D) é o Di*&lina, quase não entram na cadeia, raramente, só ficam no ar condicionado e rádio e telefone, uma verdadeira desorganização, o D(&EP é administrado nas coxas, ninguém entende, a bagunça está instalada, se houvesse concurso interno, as coisas por lá seriam melhores!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.