19 março 2018

Quinta penitenciária federal do país será inaugurada nesta terça em Brasília


Presídio receberá 208 dos criminosos mais perigosos do país




Penitenciária fica ao lado do Complexo da Papuda, em Brasília - Jorge William/Agência O Globo/04-10-2017


BRASÍLIA — Prometida ainda no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quinta penitenciária federal de segurança máxima do país, construída perto do Complexo da Papuda, em Brasília, será entregue nesta terça-feira, às 15h, pelo governo, com mais de três anos de atraso. A capacidade total será de 208 presos, e para lá deverão ser enviados alguns dos bandidos mais perigosos do país.


A arquitetura do presídio é href="https://oglobo.globo.com/brasil/prometida-no-governo-lula-prisao-federal-em-brasilia-sera-concluida-21923675" target="_blank">semelhante à das quatro prisões federais em funcionamento, que ficam em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). A conclusão das obras, que custaram cerca de R$ 40 milhões, tinha sido anunciada em outubro do ano passado. Desde então, o governo vinha equipando a unidade, que foi construída para isolar presos considerados de alta periculosidade, com monitoramento por circuito interno de TV, alarmes e sensores de movimento.

A previsão inicial era que a obra ficasse pronta em 2014. Problemas em licitações e atá a falência de uma das empresas contratadas atrasaram o cronograma. A ganhadora da primeira licitação abandonou a construção por questões financeiras. As celas, todas individuais, medem cerca de sete metros quadrados, com cama, bancada, banco, pia e vaso sanitário. Do lado de fora destacam-se quatro grandes torres de vigilância, de onde os agentes terão visão privilegiada, e uma altíssima caixa d'água. Há 12 celas do RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), para presos que cometem falha disciplinar grave.

No ano passado, quando as obras terminaram, o Departamento Penitenciário Federal (Depen), responsável pela unidade, estava sob o comando do ministro da Justiça, Torquato Jardim. Mas passou para a alçada do recém-criado Ministério da Segurança Pública, e a penitenciária será entregue pelo ministro Raul Jungmann.



Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/quinta-penitenciaria-federal-do-pais-sera-inaugurada-nesta-terca-em-brasilia-22505239#ixzz5AEfL8muV
stest

4 comentários:

  1. É um bom alivio para todo o sistema, mas precisamos de mais agilidade aquí nas nossas de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. PODERIA SER USADA PARA ABRIGAR OS POLITICOS DO BRASIL, JÁ QUE É PARA ABRIGAR OS CRIMINOSOS PERIGOSOS!

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe sobre as inaugurações das unidades novas de sp ??? Tá osso não roda essas lpte, e tbm não roda a porcaria da lpt... Tá cada dia mais complicado. Um cronograma ajudaria pra gente se preparar, se alguém tiver algumas fontes passe pra gente.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.