07 fevereiro 2018

FALTA AGENTES PENITENCIÁRIOS




     Cenas dantescas ocorridas em presídios do Brasil  chamaram a atenção nos últimos anos, rebeliões sangrentas promoveram uma verdadeira carnificina provocada pela guerra por território das facções criminosas. Depois de dominados iniciam reivindicações ao estado sob a força de ações criminosas obrigando o estado a ceder, mantendo o controle da população da carcerária e tacitamente obrigando presos a aderiram a uma suposta ética. 





"A impunidade alimenta novos crimes."



     Especialistas expuseram os problemas do carcere, ativistas propuseram o desencarceramento em massa, soltar milhares de criminosos nas ruas. Será o sistema prisional o verdadeiro problema ? Não se prende nem 10% dos autores de crimes praticados, o negócio era para estar 10 vezes mais lotado se a polícia tivesse estrutura suficiente para atender a demanda e fazer cumprir a lei. Na certeza de sair impune o criminoso pratica novos crimes, impunidade gera impunidade.


     As soluções apontam política social, divisão de renda, desencarceramento, humanização dos presídios , agilização dos processos e vai longe a lista que, na minha opinião, não atinge diretamente os problemas da crise. Compõe a cura, mas o problema é bem maior.




CNPCP recomenda  01 agente  para no máximo 05 presos


    O Estado precisa retomar a hegemonia do Sistema Prisional Brasileiro. O efetivo nas unidades devem obedecer as recomendações do CNPCP de 01 agente  para no máximo 05 presos, manter o controle e fiscalização das movimentações carcerárias, monitorar a população carcerária constantemente, criar grupos de intervenções para garantir a integridade física dos agentes penitenciários e presos, cessando agressões impostas para intimidar agentes nas unidades e também a presos não ligados à facções, respeitar a lotação máxima das unidades e criar programas para os presos ressocializáveis. Fortalecimento da categoria de agente penitenciário, um caminho é a aprovação da PEC que cria as polícias penais.  





Falta de Agentes Penitenciários facilita a ações de grupos criminosos



     Entretanto,  caso a intenção for facilitar  ações e o crescimento  das facções  nos presídios brasileiros o caminho contrário pode colaborar ,  promova o sucateando diminuindo drasticamente o efetivo da segurança, da estrutura  e investimentos na mais diversas áreas, e detalhe, não é liberar recursos, e sim aplicar corretamente para solucionar os problemas. Destarte, as medidas propostas por ativistas ligados a interesses obscuros visam promover o aumento da criminalidade, perceba que o baixo efetivo nunca é citado, nem os sindicatos ultimamente exigem veementemente o efetivo, aos poucos a falta de agentes penitenciários transformaram em algo habitual, quando não é, negligenciar a segurança coloca em risco vidas. Quiça, na próxima rebelião o assunto ressurge e resolvam desta vez ouvir boas soluções. 



   








Acompanhe  as notícias no Facebook: www.facebook.com/blogdosagentes


5 comentários:

  1. E agora só pra ajudar os guardas que estão respondendo Sindicância foram cortados da Dejep! A resolução fala de responder "PAD ou cumprindo penalidade por Sindicância", nem o direito da presunção de inocência a SAP concede ao funcionário! Absurdo isso, visto ser uma prerrogativa da constituição federal e da justiça!

    ResponderExcluir
  2. Mas o Governo sabe e não faz nada vários concursos e o pessoal aguardando chamadas e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cidadão sabe , que os governantes não tem interesse de resolver esta questão. Mas esses governantes vão ter surpresa nas eleições 2018.

      Excluir
  3. Cadê sindicatos nessas horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atras dos interesses próprios, assim como os governantes.

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.